Comum ou comun

O correto é comum. Refere-se àquilo que é partilhado por muitos, ou que manifesta simplicidade, banalidade.

A forma correta de escrever é comum. A forma comun não existe e não deve ser usada.

Comum

Comum é um adjetivo derivado do latim communis. Refere-se àquilo que é partilhado por muitos, ou que manifesta simplicidade, banalidade, insignificância. É sinônimo de público, coletivo, normal, banal, etc.

No português, apenas a consoante m é usada como consoante nasal no fim das palavras: comum, algum, bom, ruim, viagem, alguém, etc. No caso de substantivos, adjetivos e outros termos variáveis em número, é comum que a forma plural seja escrita com n: comuns, alguns, bons, ruins, etc.

Exemplos com comum

  • Os governantes devem buscar o bem comum.
  • Esse vestido é muito comum para usar numa festa.
  • É comum lembrar-se dos amigos nessas datas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

É normal os pais beijarem os filhos?

É absolutamente errado os pais acharem que está tudo bem beijar os filhos na boca. Por exemplo, a mãe pode sair para trabalhar, contrair o vírus influenza, chegar em casa e dar um selinho no bebê, que também vai ficar doente”, afirma ela. “Quando falamos de aconchego, não precisamos passar por essa questão.

Faz mal tomar Dostinex?

O Dostinex também pode causar aumento da libido, hipersexualidade, impulso por jogos ou transtorno psicótico, devendo-se comunicar ao médico caso surjam esses efeitos colaterais. Além disso, o Dostinex pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato.

É normal sair pedaço de carne na menstruação?

Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr. Celso Luiz Borrelli, do Hospital do Coração de São Paulo (HCor). A quantidade expelida varia de acordo com a liberação hormonal de cada mulher.