Quando usar a palavra depois?

DEPOIS é advérbio – basicamente modificador do verbo: falaremos depois, vou depois. E temos ainda a locução prepositiva depois de, que rege um substantivo ou um pronome: depois da chuva, depois de mim, depois de você.

Quando se usa o depois?

Também é útil lembrar que depois é advérbio de tempo e, assim, fica mais apropriado usá-lo como elemento que modifica um verbo: Em lugar de “Almoçaremos antes e caminharemos após”, é mais adequado dizer: Almoçaremos antes e caminharemos depois.

Como usar a palavra depois?

depois
  1. em tempo posterior; mais tarde. 〈voltou dois dias depois〉
  2. em seguida; posteriormente. 〈jantámos e depois fomos ao cinema〉
  3. em lugar posterior; mais além. 〈a minha casa ficava muito depois〉
  4. além disso; para mais. 〈o restaurante era caro e, depois, não tínhamos grande fome〉

O que pode substituir depois?

Mais tarde; no sucessivo; em tempo posterior. 2. Em seguida.

Qual palavra usar para depois?

Imediatamente depois: 1 logo depois, em seguida, de seguida, a seguir, depois, após, posteriormente, seguidamente, ato contínuo, sem demora, imediatamente, prontamente.

Após : Significado, Definição, Sinônimo e Outras Informações

39 questões relacionadas encontradas

Qual a classe de palavras de depois?

Alguns advérbios de tempo são: “antes”, “depois”, “hoje”, “ontem”, “amanhã”, “sempre”, “nunca”, “cedo” e “tarde”.

Como se escreve depois do almoço?

A forma pós-almoçopode ser [masculino singular de almoço] ou [primeira pessoa singular do presente do indicativo de almoçar] . Primeira refeição substancial, tomada geralmente a meio do dia, depois do pequeno-almoço .

Tem vírgula depois da palavra depois?

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES – PARTE I

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Quando usar vírgula antes e depois?

Esse termo também aparece destacado: se estiver no início da oração, haverá vírgula após o vocativo; se estiver no meio da oração, aparecerá entre vírgulas; se estiver ao final da oração, será antecedido por vírgula.

Como por exemplo vírgula antes ou depois?

5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória. Em 5, como fica isolado entre vírgulas, porque por exemplo pode ficar entre vírgulas para se salientar como expressão adverbial (compare-se 4 com 5).

Onde se deve colocar a vírgula?

A vírgula serve para intercalar elementos que exercem a mesma função sintática, quando não estão unidos por conjunções, como na frase de Machado de Assis: “Achava os homens declamadores, grosseiros, cansativos, pesados, frívolos, chulos, triviais.”

O que quer dizer após a janta?

Refeição substancial, tomada geralmente ao final do dia ou à noite.

O que é após o jantar?

A ceia é uma refeição leve feita ao fim da noite, feita antes de se ir dormir e depois do jantar. É um tipo de refeição que entrou em desuso e, hoje em dia, são relativamente poucas as pessoas que realmente ceiam (ou seja, efetuam a ceia).

Quando se utiliza no qual?

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

Que ou que exemplos?

Usamos o “que”, sem acento, como pronome indefinido, interrogativo ou relativo, e também como advérbio ou conjunção, desde que o “que” não esteja no fim da frase: Exemplos: Que livro complicado! Que nome você escolheu?

Como substituir a palavra vim?

Sinônimo de vim
  1. fui, segui, caminhei, andei. …
  2. cheguei, apareci, compareci, surgi, frequentei, estive. …
  3. atingi, alcancei, toquei. …
  4. fui, provim, procedi, saí, parti. …
  5. decorri, resultei, derivei, advim, dimanei. …
  6. regressei, retornei, voltei, volvi, tornei. …
  7. apareci, surgi.

Quando usar a vírgula depois do que?

Como pronome relativo, o que é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas. Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação. 2. Como conjunção explicativa ou causal, é sempre precedido de vírgula.

Tem vírgula depois da palavra ontem?

A vírgula pode ser omitida, principalmente em frases curtas e com adjuntos pequenos: “Ontem, os representantes visitaram o sindicato.” Ou “Ontem os representantes visitaram o sindicato.” Observações: a) – O APOSTO EXPLICATIVO também deve ficar entre vírgulas: “O coordenador do projeto, Dr.

Tem vírgula depois do logo?

Tem vírgula depois do logo? As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.

Como usar a vírgula depois do MAS?

A vírgula é obrigatória quando a conjunção “mas” marca uma oração coordenada adversativa, que indica essa relação de oposição entre as unidades ligadas. A regra também vale para outras conjunções, como “porém” , “todavia” e “entretanto”. Exemplos: Faz frio, mas não nevou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Que cor é a necrose?

O espectro de cores indicativo de necrose é: branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos; vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica; amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

O que faz juntar água no pulmão?

Na maioria dos casos, o edema é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente. Mas o edema pulmonar pode ocorrer por outros motivos, incluindo pneumonia, exposição a certas toxinas e medicamentos e até por traumas torácicos.

Qual é o valor da primeira parcela do décimo terceiro?

A primeira parcela é paga em novembro, como um adiantamento salarial, representando 50% do valor total do décimo terceiro. Essa antecipação proporciona aos trabalhadores um recurso financeiro extra antes das festividades de final de ano.

Pode assustar grávida?

Geralmente, em situações de susto, o estresse pode ser um dos efeitos prolongados e prejudiciais à gestação. Com alto risco de impactar o desenvolvimento do bebê, o estresse provoca alterações hormonais no sistema imunológico e na pressão arterial.