Fresa ou freza

O correto é fresa. Fresa é uma máquina usada para cortar e aparar peças de madeira.

A forma correta de escrever é fresa. A forma freza não existe e não deve ser usada.

Fresa

Fresa é um substantivo derivado do francês fraise. Daí advém a explicação para ser grafado com s, e não z. Fresa é uma máquina usada para cortar e aparar peças de madeira, constituída de várias arestas metálicas em torno de um eixo.

Fresa pode também ser verbo, correspondendo ao verbo fresar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele/ela/você fresa) e na 2.ª pessoa do singular do imperativo (fresa tu). Fresar é trabalhar a madeira com uma fresa.

Exemplos com fresa

  • Usei a fresa para fazer a mesa.
  • É preciso muito cuidado para manejar a fresa.
  • Ele fresa a madeira com muita desenvoltura.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Quem tem a doença ELA sente dor?

A esclerose lateral amiotrófica surge apenas nos neurônios motores, e, por isso, a pessoa não sente dor, ou sente muito pouca, havendo apenas limitação das funções motoras.

Quando aparece 2 listras no teste de gravidez e depois some?

Nos testes de gravidez, a primeira linha que aparece indica que ele está funcionando. Já a segunda indica o resultado. Ou seja: se aparecer 1 linha, o teste funcionou e você não está grávida. Se houveram 2 linhas, significa que você está grávida.

Quantos mil soldados tem a Coreia do Norte?

Efetivos Com um milhão de combatentes em serviço e uma reserva de 4,7 milhões, a Coreia do Norte supera com folga os 687 mil soldados e 4,5 milhões de reservistas de que dispõe a Coreia do Sul.

Quem vendia Pau-Brasil?

O pau-brasil só podia ser explorado com a autorização do rei de Portugal. Por isso se diz que o pau-brasil era monopólio (link dicionário) do rei. Esse privilégio era dado pelo rei, que, em troca, ficava com boa parte dos lucros. A extração do pau-brasil foi realizada em diversas partes do território.

O que significa dois pontos em cima de uma letra?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.