Vejo ou veijo

O correto é vejo. Vejo corresponde ao verbo ver conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo

A forma correta de escrever é vejo. A forma veijo não existe e não deve ser usada.

Vejo

Vejo corresponde ao verbo ver conjugado na 1.ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu vejo. A confusão quanto à escrita de vejo se deve, muito provavelmente, à assimilação com as palavras beijo e queijo, que possuem uma pronúncia semelhante.

No entanto, vejo e muitas outras palavras com uma terminação que soa de forma semelhante, não possuem uma vogal i antes do par jo:

  • vejo, desejo, cortejo, manejo, caranguejo, lugarejo, azulejo, etc.

Exemplos com vejo

  • Eu vejo tudo claramente agora.
  • Eu vejo que você não está arrumada ainda.
  • Eu vejo pessoas muito diferentes nessa loja.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Por que o planeta está em perigo?

Do ponto de vista dos economistas, essas rupturas planetárias ocorrem porque as empresas e as famílias não levam em conta como suas atividades prejudicam o meio ambiente; no nosso jargão, diríamos que a atividade econômica costuma gerar externalidades negativas.

Porque os jogadores de futebol mascam chiclete?

O Mundo Deportivo diz que o hábito faz com que a pessoa produza mais saliva e que isto estaria impedindo ele de vomitar. O novo técnico do Barcelona, Luis Enrique, é constantemente flagrado mascando chicletes na beira do gramado e seria o responsável por introduzir o hábito ao craque.

Quais animais não precisam de autorização do Ibama?

Incluem-se na categoria de animais domésticos: coelho, hamster, chinchila, calopsita, algumas espécies de canários, porquinho-da-índia, periquito australiano, rato, camundongo, entre outros. Estes animais considerados domésticos pelo IBAMA não requerem autorização para criação e manutenção.

O que é uma pessoa amarela para o IBGE?

A categoria caboclo, naquela época, foi usada para classificar o grupo dos indígenas. Pardo designava os mestiços; e, mais tarde, com a imigração asiática, criou-se a categoria amarela para designar os orientais/asiáticos.