Não há ou não à

Os dois estão corretos. Não há é sinônimo de não existe. Não à é a sequência do advérbio de negação não com a forma contraída à.

As duas formas existem e podem ser usadas. Não há e não à, no entanto, expressam sentidos diferentes e devem ser usadas de modo diferente.

Não há

Não há é a sequência do advérbio de negação não com o verbo há. Há, nessa expressão, corresponde ao verbo haver conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Não há é normalmente utilizado em orações sem sujeito, para que indicar a ausência, a não existência, a não ocorrência de algo. É sinônimo de não existe e não tem.

Exemplos com não há

  • Não há nada de errado em ser honesto.
  • Não há um dia que eu não pense nela.
  • Ele não há de faltar com a promessa. (= ele não faltará com a promessa)

Não à

Não à é a sequência do advérbio de negação não com a forma contraída à, resultado da contração da preposição a com o artigo definido feminino a. Não à deve ser usado associado a verbos cuja regência pede a preposição a e a substantivos femininos no singular.

Para saber se é a expressão não à que deve ser utilizada numa oração, experimente trocar o substantivo que ela antecede por um substantivo masculino. Havendo a necessidade de se alterar a expressão para não ao, dever-se-á utilizar não à na oração original.

  • Diga não ao consumo excessivo de álcool.
  • Diga não à proibição do consumo de álcool.

Exemplos com não à

  • Não à toa ele foi o primeiro da turma.
  • Diga não à deportação dos imigrantes.
  • Diga não à corrupção.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como estabilizar a rede elétrica?

Estabilizadores, filtros de linha e nobreaks são úteis para quem quer proteger seus equipamentos contra queda de energia. Lembrando que o corte repentino do fornecimento de energia e demais problemas do tipo, como flutuações na tensão da rede elétrica, podem danificar ou até mesmo queimar os dispositivos eletrônicos.

O que é presença de linfócitos reativos?

Os linfócitos reativos, também chamados de linfócitos atípicos, são leucócitos não malignos detectados no sangue periférico em resposta a determinados estímulos antigênicos. Atua nos locais de inflamação como os linfócitos normais, executando a defesa, ou seja, executando uma resposta imune.