Quais são as 4 funções da literatura?

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

O que é literatura e quais são as suas funções?

Podemos dizer que a literatura, assim como a língua que ela utiliza, é um instrumento de comunicação e de interação social, ela cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

Qual é a função social da literatura?

A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se – dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.

Quais são as funções de um texto literário?

As funções do texto literário como citado são as seguintes: estética, lúdica, cognitiva, catártica e pragmática: a estética é aquela, que cumpre o papel de fazer o ato de escrever literário diferente dos outros. Considera-se um texto como literário se ele cumprir a função de representar de forma artística o real.

Quais são os tipos de literatura?

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço.

Funções da Literatura

43 questões relacionadas encontradas

Quais são as cinco funções da literatura?

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

Quais são os elementos que compõem a literatura?

Por exemplo, enredo, tema, personagem e entonação são elementos literários, enquanto que figura de linguagem, foreshadowing ou ironia podem ser consideradas técnicas literárias. Elementos literários ajudam na discussão de entendimento de uma obra literária como categorias básicas de análise crítica.

Quais são as principais características da literatura?

A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.

Quais são os três principais gêneros literários?

Sendo por muito tempo dividido em três categorias: épico, lírico e dramático. Tal divisão foi proposta na Grécia antiga (384 – 322 a.C.) pelo filósofo grego Aristóteles. Atualmente, os estudiosos optam por classificá-los em: narrativo, dramático e lírico, visto que não se prioriza mais o gênero épico.

O que é o conceito de literatura?

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

Quais as 3 funções da literatura?

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

Qual é o objeto de estudo da literatura?

A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima. Precisa haver uma espécie de abstração e subjetividade – essência de cada texto.

O que é a função evasiva da literatura?

– FUNÇÃO EVASIVA: a arte constitui um lugar de fuga, devido à insatisfação com a realidade. Geralmente a fuga se dá através de uma arte utópica.

O que é função estética na literatura?

A função estética na Literatura está relacionada a passar admiração ao leitor a respeito da obra. É quando o leitor passa a valorizar a obra devido a sua beleza.

O que a literatura promove?

A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do …

Quais são os 7 gêneros literários?

⇒ Gêneros atuais:Romance.Novela.Conto.Crônica.Poema.Canção.Drama histórico.Teatro de vanguarda.

O que é um gênero narrativo?

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

Quais são os sete gêneros textuais?

Tipos de texto que podem ser exploradosInjuntivo. O texto injuntivo, ou instrucional, tem um simples objetivo: guiar o leitor e coordená-lo para fazer alguma coisa. … Descritivo. … Expositivo. … Científico. … Publicitário. … Dissertativo. … Narrativo.

Qual o tipo de linguagem utilizada na literatura?

→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.

Qual a estrutura do texto literário?

O texto literário se concentra, de maneira geral, na expressividade do seu autor. Nesse tipo de construção, há uma série de manifestações poéticas que permitem que haja espaço para o subjetivo. Em muitos casos, a escrita do texto tem como objetivo o entretenimento do leitor, utilizando, assim, a escrita ficcional.

Como saber se é um texto literário?

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

Qual é a função da leitura?

Um ato de grande importância para a aprendizagem do ser humano, a leitura, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento.

O que não é um texto literário?

Os textos não literários pretendem informar o leitor de forma direta e objetiva, a partir de uma linguagem denotativa. A função referencial predomina nos textos não-literários.

Qual a função histórica da literatura?

Leitoras e leitores atribuem à literatura algumas funções sociais. Emocionar e provocar reflexões são algumas das funções sociais da literatura. A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral. O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como o strava calcula as calorias?

Para calcular o gasto calórico de corridas, o Strava requer que você insira seu peso. O gasto de calorias para corridas são uma função da velocidade (ajustada pela inclinação), do peso e do tempo em movimento. Multiplique todas estas variáveis com um fator de escala e esta será a estimativa.

Qual é o elemento químico mais raro do universo?

Ocorrência e obtenção. O ástato só existe na crosta terrestre como isótopos radioativos. A quantidade total de ástato na crosta terrestre é estimada em menos de 32 gramas, sendo considerado o elemento mais raro do mundo.

Como não sentir vergonha em público?

Não existe um medicamento para isso, já que não se trata de nenhum transtorno, porém ela pode ser trabalhada através da terapia com um trabalho de desenvolvimento das habilidades sociais, da assertividade e da autoestima. Indico a terapia cognitivo-comportamental.

Por que a ansiedade vem do nada?

Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão. É comum o paciente alternar entre quadros de ansiedade e quadros de depressão, pois uma condição pode gerar a outra.

É muito difícil se formar em engenheiro?

A Engenharia é um dos cursos mais concorridos das universidades. Motivos para tanto interesse não faltam: a profissão paga bem, tem amplo mercado de trabalho e inúmeras especialidades para escolher. Se você decidiu fazer Engenharia, então é bom já ir preparando o espírito para o que está por vir.