Faz muitos anos ou fazem muitos anos?

No enunciado “Já fazem muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”, o uso do verbo “fazer” está incorreto; pois, quando indica tempo decorrido, esse verbo é impessoal e, portanto, deve estar no singular: “Já faz muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”.

No enunciado “Já fazem muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”, o uso do verbo “fazer” está incorreto; pois, quando indica tempo decorrido, esse verbo é impessoal e, portanto, deve estar no singular: “Já faz muitos anos desde que vi aquele show de Caetano Veloso pela primeira vez”.

Faz muitos dias ou fazem muitos dias?

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Faz ou fazem doze anos?

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Faz 9 anos ou fazem 9 anos?

A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Fazem 5 anos está certo?

Quando o verbo fazer está empregado indicando passado, ele não flexiona. Fazem 5 anos: É erro, evitem-no. Faz 5 anos: É correto.

Fazem dias ou faz duas?

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

Faz ou fazem diferença?

A forma verbal “faz” é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é “ele fazou “ela faz“. Já a forma verbal “fazem” é usada na terceira pessoa do plural, isto é, “elas fazem” e “eles fazem“.

Foram 4 anos ou foi 4 anos?

A maneira certa de escrever é foram, com “m” no final.

Faz ou fazem tantas horas?

Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”. No entanto, o verbo “fazer” é invariável ou impessoal quando indica: Tempo decorrido: Faz duas horas que estou esperando a pizza.

Quando o verbo fazer vai para o plural?

Faz ou fazem
A dúvida no uso de faz (singular) ou fazem (plural) ocorre, principalmente, na indicação de tempo decorrido. Deverá ser sempre usada a forma no singular (faz), uma vez que o verbo fazer atua como um verbo impessoal quando indica tempo decorrido ou fenômeno atmosférico, não apresentando sujeito.

E 2 horas ou são 2 horas?

Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

Fazem dez anos está certo?

A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.

Fazem meses ou faz meses?

Dessa forma, mesmo estando em locução verbal (deve fazer), o auxiliar permanece no singular e o correto é: “deve fazer mais de dois meses” ou “faz mais de dois meses“.

Faz muitos anos que não a vejo?

Resposta. O verbo “fazer” no sentido temporal, de tempo decorrido ou de fenômenos atmosféricos é impessoal, ou seja, fica no singular: Faz anos que não o vejo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Como saber se é palavra da salvação?

O mesmo acontece depois da leitura do Evangelho, embora noutros termos: “Palavra da salvação” _ “Glória a Vós, Senhor”. Notemos que este “Senhor” é Jesus Cristo, e que a palavra da salvação é a passagem evangélica acabada de proclamar pelo diácono ou pelo sacerdote (presbítero ou bispo).

Qual o salário de um biomédico em Portugal?

Quanto ganha um biomédico em Portugal? Para quem tem vontade de construir uma carreira no exterior, vale a pena saber quanto ganha um biomédico em Portugal. Para se ter ideia, a média salarial paga em Portugal gira em torno de R$ 4.000, convertendo do euro para a moeda brasileira.

Qual é o piercing mais usado?

Na atualidade o piercing tem feito muito sucesso e as perfurações mais populares são: piercing na orelha, piercing no nariz, piercing no septo e piercing no umbigo. E tem crescido muito a popularidade do piercing microdermal, principalmente o piercing microdermal no rosto.