Tem vírgula depois de portanto?

É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

O que usar depois de portanto?

O “portanto” deve sempre ter uma vírgula logo em seguida. Isso porque há uma pausa natural quando ele é colocado entre duas frases. Sem a vírgula, a leitura do texto pode ficar corrida. Por exemplo: “Eu amo estar na natureza.

Como usar portanto na frase?

Neste caso, “portanto” é classificado como uma conjunção conclusiva, usado para exprimir a conclusão de um pensamento dentro de uma oração. Exemplo: “Estudei bastante, portanto acho que vou conseguir boas notas”.

Como pontuar e portanto?

Portanto é uma conjunção coordenativa conclusiva com significado de por conseguinte e por isso. É uma conjunção invariável, utilizada na ligação a uma oração anterior para indicar uma consequência ou uma conclusão dessa primeira ação. Deverá ser usada com vírgulas.

Qual é a conjunção de portanto?

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

Qual é o sinônimo de portanto?

1 por conseguinte, logo, consequentemente, por isso, assim sendo, por consequência, em vista disso, à vista disso, sendo assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, isto posto, destarte, dessarte, por isto, deste modo, desta forma, desta maneira, então, assim, pois. Exemplo: Estou saindo do trabalho.

Qual é a diferença entre Enfim e em fim?

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.

Quando colocar portanto?

Em relação à pontuação, a conjunção conclusiva “PORTANTO” pode ser usada de três formas, dependendo do estilo do escritor:

  1. a) No início da segunda oração do período, depois de vírgula. Este é o caso mais comum. …
  2. b) No início da segunda oração do período, depois de ponto. Ex: …
  3. b) No meio da segunda oração, entre vírgulas.

Como saber se a pontuação do texto está correta?

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Quando é que a vírgula é facultativa?

O uso da vírgula é facultativo: 1. Quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio e estiver no início ou meio da oração. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia.

Quando a vírgula não é usada em uma estrofe?

A “Vírgula” não é utilizada nos seguintes casos: Entre o sujeito e o verbo da oração, quando juntos: Atletas de várias nacionalidades participarão da grande maratona.

Quanto mais uso da vírgula?

No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula. O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1): (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»

Pode começar a frase com portanto?

A palavra portanto é uma conjunção que se usa para ligar frases coordenadas, iniciando uma oração que exprime a consequência da outra expressa anteriormente (ex.: Não tinha nada em casa para comer, portanto teria de ir jantar fora.).

Qual a diferença entre Portanto e por tanto?

Por tanto é uma palavra utilizada para indicar quantidade ou valor. Exemplo: Fique com o livro por tanto tempo que precisar. Portanto se refere a uma determinada consequência ou conclusão de uma ação. Exemplo: Estou trabalhando muito, portanto mereço descansar.

O que quer dizer a palavra portanto?

Escrita desse modo, a palavra é uma conjunção coordenativa conclusiva que significa por consequência, por isso, por conseguinte, dessa forma, dessa maneira, desse modo, assim sendo, à vista disso, isto posto, logo, dessarte, etc. Veja mais alguns exemplos: Você pode ficar com meu caderno por tanto tempo que necessitar.

É correto utilizar na qual?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Qual a diferença entre Dessarte e destarte?

Ou seja, o termo “destarte” é utilizado para introduzir uma ideia nova, ainda não mencionada, enquanto “dessarte” é utilizado para referir algo que já foi mencionado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

Qual a idade mais inteligente?

A equipe de pesquisa alemã, liderada por Uwe Sunde, que é Professor de Economia da Universidade Ludwig Maximilian, localizada em Munique, Alemanha, concluiu que os humanos atingem o auge da inteligência por volta dos 35 anos. Após o apogeu, as habilidades cognitivas tendem a abaixar depois dos 45 anos.

Quando Ivete conheceu Daniel?

Ivete Sangalo é casada com o nutricionista Daniel Cady, com quem está desde 2008. Juntos, eles são pais de três crianças: Marcelo, 12 anos de idade, e das gêmeas Maria e Helena, de 4 aninhos.

Qual a diferença entre aprendizagem e aprendizado?

Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

É verdade que por um ponto passam infinitas retas?

Um axioma importante e muito útil na Geometria envolve o estudo do ponto, da reta e do plano. Por um único ponto passam infinitas retas. Por dois pontos distintos A e B passa uma única reta. Para determinarmos um plano necessitamos de pelo menos três pontos.

Quantas morfológica tem que fazer?

Quantos morfológicos faz na gravidez? Idealmente o ultrassom morfológico deve ser feito nos três trimestres de gestação. Não sendo possível, o indicado é fazer no mínimo duas vezes. Isso pode mudar, no entanto, conforme indicação do médico obstetra.