O que é o Fusionismo no barroco?

Fusionismo. É uma espécie de alquimia dos contrários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.

Fusionismo. É uma espécie de alquimia dos contrários, visa a transformar toda diferença em oposição, toda oposição em simetria e toda simetria em identidade. O diferente torna-se idêntico, o outro torna-se o mesmo, como a imagem refletida no espelho, que contém em si o idêntico e o diferente, a igualdade invertida.

Quais as 4 principais características do barroco?

As principais características do Barroco
Valorização do detalhe; Dualismo e contradições; Obscuridade, complexidade e sensualismo; Barroco literário: cultismo e conceptismo.

Quais são as 4 principais características do barroco no Brasil?

Suas principais características são o fusionismo, o culto ao contraste, o cultismo e o conceptismo. Assim, as principais obras literárias desse estilo no Brasil são Prosopopeia, de Bento Teixeira; Os sermões, de Padre António Vieira; além da poesia de Gregório de Matos.

O que o barroco defende?

As manifestações artísticas consideradas barrocas foram produzidas principalmente no século XVII. O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade.

O que o barroco criticava?

Foi um período marcado pela ascensão de Martinho Lutero, figura que criticava veementemente a veneração das imagens dos santos, o difícil acesso dos fiéis aos textos religiosos e o regime celibatário impingido aos padres.

Quais são os estilos do Barroco?

No barroco literário os dois estilos empregados foram: o “cultismo” e o “conceptismo”. Eles correspondem respectivamente, ao “jogo de palavras” e ao “jogo de ideias”. Os principais autores do barroco literário são: Gregório de Matos (1636- 1695)

Quais eram as ideias barrocas?

O barroco opôs-se francamente aos ideais de equilíbrio e proporção da escola classicista, valorizando, na verdade, os excessos, as metáforas e as contradições em suas obras.

Qual é o maior representante do Barroco no Brasil?

Antônio Francisco Lisboa

Antônio Francisco Lisboa (1730-18140), mais conhecido como Aleijadinho, é o principal artista do barroco brasileiro. Nasceu em Ouro Preto – MG e foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil Colonial.

Quais as 3 características da arte barroca?

Preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas; Importância da iluminação e o jogo de luzes e sombras; Uso de contrastes a fim de evidenciar a proximidade do divino com o humano.

Qual a ideologia do Barroco?

O Barroco como conceito define a sua ideologia como a arte de chamar a atenção, tanto na pintura como na literatura. Dessa forma, três elementos consideram-se fundamentais na sua estética: a ideia de efeito, o apelo emocional e o virtuosismo.

Quais são as 3 características do Barroco?

As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.

Quais são as principais figuras de linguagem do Barroco?

frequente uso de figuras de linguagem, como a antítese, o paradoxo, a metáfora e a metonímia.

O que não é característica do Barroco?

(CENTEC-BA) Não é característica do Barroco a:
preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.

Quem trouxe o estilo barroco para o Brasil?

O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo-se até as duas primeiras décadas do século XIX.

Qual é o melhor conceito de Barroco?

Características do Barroco
O Barroco é um estilo de época marcado pela oposição e pelo conflito, o que acaba revelando uma forte angústia existencial. Dessa forma, as obras literárias dessa época apresentam visões opostas (aproximação de opostos), tais como: Antropocentrismo versus teocentrismo.

Quem foi o criador do Barroco?

A Itália é o berço desse movimento e seu maior representante, nas artes visuais, é o pintor italiano Caravaggio (1571-1610). No entanto, na literatura, os poetas espanhóis Francisco de Quevedo (1580-1645) e Luis de Góngora (1561-1627) são seus principais representantes.

Como o homem Barroco enxerga o mundo?

O homem do barroco buscava a salvação ao mesmo tempo que queria usufruir dos prazeres mundanos,daí surgiram os conflitos. É o antropocentrismo (homem) opondo-se ao Teocentrismo (Deus). O homem deste período está entre o céu e a Terra.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Postagens relacionadas

O que é ter um sexto sentido?

Portanto, é possível explicar o que é sexto sentido de uma forma simples: é uma capacidade do cérebro que envolve o cruzamento de informações dos dois hemisférios – o esquerdo, que é racional, e o direito, emocional. Pessoas mais sentimentais podem desenvolver melhor o dom da intuição.

Porque Oxalá veste branco?

Chamado de Senhor da criação, tudo de Oxalá é branco, representando assim a pureza e a ética moral da qual Oxalá é revestido. Desta forma, além de representar a pureza, o branco também é usado em sinal de respeito à importância hierárquica de Oxalá no principio criador.

Qual é o certo desculpa ou Descupa?

A forma correta da palavra é desculpa. A palavra desculpa é uma derivação regressiva — um substantivo formado a partir de um verbo — do verbo desculpar. O verbo desculpar, por sua vez, é formado pelo prefixo des- preposto à palavra culpar.

Como se chama a pessoa que mora em Dubai?

A resposta é “emiradense”. Embora apareçam de vez em quando flutuações curiosas (sobretudo “árabe-emiradense” e “árabo-emiradense”), o nativo dos Emirados Árabes é chamado em português, de preferência, emiradense mesmo.