Questão 2 – Como o próprio autor salienta adiante, entretanto, a definição do mercado exigirá ainda a identificação daqueles grupos de compradores e de vendedores relevantes para a aplicação da lei de defesa da concorrência, e entre esses últimos deverão estar obrigatoriamente incluídos todos os produtores ou ofertantes potenciais de produtos que sejam “bons substitutos quer no consumo, quer na produção”, inclusive para efeito de cálculo de market shares no mercado assim definido (p. 127). Da mesma forma, os Merger Guidelines privilegiam - só que ainda mais nitidamente – o lado da demanda, afirmando expressamente que “a definição de mercado focaliza somente os fatores de substituição pela demanda - isto é, possíveis respostas dos consumidores. Fatores de substituição pela oferta - isto é, possíveis respostas da produção - serão considerados em outra parte dos Guidelines, na identificação das firmas que participam do mercado relevante [neste ponto acompanhando a sugestão de Posner] e na análise da entrada”

Se, como parece, ambos os “fatores de substituição” (pela oferta e pela demanda) acabam por ser considerados igualmente importantes - e, no caso da citação de Hovenkamp feita anteriormente, isso é claramente explícito -, torna-se algo intrigante o motivo para tal tratamento assimétrico no contexto específico da definição de mercado relevante por parte dos Guidelines.

Leia o texto a cima e encontrem o que a definição do mercado exigirá e descreva com suas palavras.

Após colocar a definição feita pelo autor do artigo, descreva também essa definição com base nos pensamentos de Merger Guidelines.