Artes,
Cite três características do samba de terreiro


Cite três características do samba de terreiro

2 Respostas

Resposta de: ,

Samba de terreiro

Contexto culturalInício do século XX, na cidade do Rio de Janeiro

Instrumentos típicossurdo caixa-clara tamborim cuíca chocalho reco-reco pandeiro cavaquinho violão

Resposta de: ,

1)samba forror...

2)Roda de Capoeira.

Frevo.

Frevo. Samba de Roda.

Frevo. Samba de Roda. Círio de Nazaré

3)alternativa c (capoeira é uma das expressões da cultura afro-brasileira que mais merece destaque, unindo artes marciais com ginga, dança e música. Foi criada pelos negros na época do Brasil Colonial permanecendo viva até hoje e é reconhecida por todo o mundo.)

4)alternativa c ( tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco)

5)Os passos básicos elementares são: dobradiça, tesoura, locomotiva, ferrolho, parafuso, pontilhado, ponta de pé e calcanhar, Saci-Pererê, abanando, caindo-nas-molas e pernada, este último claramente identificável na capoeira

6)Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palma, cantam e tocam os instrumentos. Essa manifestação geralmente ocorria nas festas tradicionais ou no culto aos orixás.

7)

Resposta de: ,

A bossa nova é o termo pelo qual ficou conhecido um movimento de renovação do samba irradiado a partir da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro no final da década de 1950 e que, por conseguinte, passou a dar nome ao estilo de interpretação e acompanhamento rítmico dele surgido, que ficou conhecido como “batida diferente”.[nota 1] De acordo com o musicólogo Gilberto Mendes, a vertente era uma das “três fases rítmicas do samba”, na qual a "batida" da bossa havia sido extraída a partir do "samba de raiz".[nota 2] Segundo o jornalista Ruy Castro, era “uma simplificação extrema da batida da escola de samba”, como se dela tivessem sido retirados todos os instrumentos e conservado apenas o tamborim.[nota 3]

Explicação:

Resposta de: ,

Características e músicas da Bossa Nova

As características da Bossa Nova podem ser apontadas como:

- tom coloquial na voz;

- temas cotidianos;

- voz mais baixa, quase como sussurros;

- harmonias de samba;

- invenções melódicas de jazz.

Fonte: Toda Matéria

Espero ter ajudado!

Resposta de: ,

Explicação:

1 A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. No antigo Egito já se realizavam as chamadas danças astro-teológicas em homenagem a Osíris. Na Grécia, a dança era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olímpicos.

2 Na pré-história dançava-se pela vida, pela sobrevivência, o homem evoluiu e a dança obteve características sagradas, os gestos eram místicos e acompanhavam rituais. Na Grécia, a dança ajudava nas lutas e na conquista da perfeição do corpo, já na Idade Média se tornou profana, ressurgindo no Renascimento.

3 No Japão, a dança era reconhecida como vínculo entre o homem e os deuses.

ESPERO TER AJUDADO. NÃO SEI AS RESPOSTA DAS OUTRAS INFELIZMENTE.

Resposta de: ,

hallooo

Explicação:

Resposta de: ,

Resposta

1. A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas.

2. As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país.

Explicação:

pronto ta ai so a c que ñ deu pra mim responder

Resposta de: ,

resposta: O samba de roda é composto por um grupo de músicos que tocam diversos instrumentos. Destacam-se a viola, o pandeiro, o chocalho, o atabaque, o gambá, a viola, o reco-reco, o agogô e o berimbau.

Resposta de: ,

resposta:

A) essa pergunta é pessoal

B) Mamãe Eu Quero

C) Manifestação cultural que mistura dança, música e poesia.

D) O samba de roda tem influencias da cultura africana e portuguesa. O estilo musical nasceu das festas de terreiros realizadas no Recôncavo Baiano.

E) c) a roda de capoeira.

F) Uma das principais características do samba de roda é que, normalmente, são as mulheres que dançam na roda enquanto os homens batem palma, cantam e tocam os instrumentos.

G) As variantes do samba de roda são: o samba chula, o samba corrido e a umbigada.

H) O samba de roda surgiu na Bahia, no século XVII.

Espero ter lhe ajudado. (^^)

Resposta de: ,
Samba-canção é um subgênero musical originário do samba, que surgiu no final da década de 1920 no seio da modernização do samba urbano do Rio de Janeiro, quando este iniciava seu processo de distanciamento do maxixe.Também chamado de "samba de meio de ano" (ou seja, sambas feitos fora da época de Carnaval), em linhas gerais, o samba-canção faz uma releitura mais elaborada na melodia - enfatizando-a - e possui um andamento moderado (o mais lento dentro das vertentes do moderno samba urbano), centrado em temáticas de amor, solidão e na chamada "dor-de-cotovelo"
Resposta de: ,

a gente não enxerga a cor no objeto deixa eu te explicar

o que acontece é que a cor não está no objeto. na verdade, os  objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos. essa luz é que chega aos nossos olhos. lá dentro, na camada mais interna, chamada de retina, existem algumas células minúsculas, os cones e os bastonetes. essas células transmitem a informação de que recebem ao cérebro. 

Resposta de: ,
Sim, ele é considerado a 7