Durante a infância, o ser humano não se desenvolve sexualmente, diferente de outros animais, que tem um desenvolvimento contínuo.Observe a ilustração ao lado.6172cd6cedbc8.png aluguem me

P1 – O Estágio 1 representa o estágio infantil, o Estágio 2, por sua vez, expõe os primeiros sinais do desenvolvimento sexual.

PENSE UM POUCO

O desenvolvimento humano é um processo controlado por hormônios produzidos pela hipófise e pelas gônadas.

PENSE UM POUCO MAIS

A) Como a hipófise e as gônadas (ovários) controlam o desenvolvimento sexual feminino?

B) Qual a importância desse conjunto de mudanças que ocorrem durante a puberdade para o ser humano?

O nosso aprendizado a respeito do corpo humano, sua anatomia e fisiologia, nos apresentou os aspectos celulares, passando pelo estudo dos tecidos, e detalhando a estrutura e atuação de cada sistema. Nosso estudo recente trata do sistema reprodutor, o único que possui anatomia bem diferente entre o masculino e o feminino.

Observe a estrutura do sistema genital masculino e, em seguida, responda ao que se pede.

617d2fd9d4b86.png

A) Identifique os órgãos numerados na figura.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

B) Cite o nome e a função do hormônio produzido no órgão número 1.

C) Descreva as funções dos órgãos número 2 e 5.

Na mulher, a partir do início da puberdade, começam os ciclos menstruais, que podem ser “previsíveis” à medida que o organismo de cada mulher vai chegando à idade adulta. Suponhamos que uma jovem adulta possui um ciclo menstrual bem regulado de 28 dias, e que sua menstruação mais recente começou dia 20 de outubro. Dentro do ciclo iniciado dia 20, quando ocorre o seu período fértil? Explique sua resposta.