Menu

Felipe perguntou a respeito do sistema nervoso entérico (SNE) durante a aula de biologia. Disseram

Felipe perguntou a respeito do sistema nervoso entérico (SNE) durante a aula de biologia. Disseram a ele que o SNE se encontrava na barriga, e ele achou muito "estranho" pois, para Felipe, esse sistema estaria no cérebro. Seu espanto maior veio quando ele resolveu perguntar durante a aula o que seria e onde ficava o SNE e a resposta foi: na região dos intestinos.Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmativas a seguir:
I. A Inervação do intestino, assim como o restante dos órgãos do trato gastrintestinal (esôfago até o ânus), tem um sistema nervoso próprio, denominado sistema nervoso entérico, que é constituído por plexos.
II. Um plexo pertencente ao SNE e encontra-se na região dos intestinos (Plexo Submucoso de Meissner): localiza-se na camada submucosa, controlando a secreção gastrintestinal e o fluxo sanguíneo local.
III. O outro é o Plexo Mioentérico de Auerbach que localiza-se entre as camadas musculares circular interna e longitudinal externa da parede muscular controlando, principalmente, os movimentos gastrintestinais.
IV. O SNE é tido como um verdadeiro "cérebro" na região abdominal, pois possui muitos neurônios que produzem neurotransmissores e hormônios.
V. O SNE funciona independente de qualquer sistema ou substância e não mantém conexão com os estímulos do sistema nervoso periférico (simpático e parassimpático).

Em relação ao contexto apresentado, é correto o que afirma em:

Escolha uma:
a. I, II, III e IV, apenas.
b. II, III e IV, apenas.
c. III, IV e V, apenas.
d. I, IV e V, apenas.
e. I, II e III, apenas.

1 Resposta
0

Em relação ao contexto apresentado, é correto o que afirma em:

a. I, II, III e IV, apenas.

Explicação:

 sistema nervoso entérico ele é organizado em forma de plexos, com gânglios de vários tamanhos, ao longo de todo o trato gastrointestinal, onde no intestino, possui dois principais plexos.

A composição das camadas circular interna e longitudinal externa autônomo (plexo mioentérico de Auerbach), localizados entre as camadas de músculos.