Biologia,
Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos realizados em Genética é por meio do chamado quadro de Punnett. Desenvolvido pelo geneticista inglês Reginald Crundall Punnett (1875-1967), esse quadro é uma espécie de tabela em que é possível separar os possíveis gametas e descobrir os genótipos dos descendentes. → Como montar o quadro de Punnett? O quadro de Punett deve ser construído colocando-se na primeira coluna os possíveis gametas de um indivíduo e, na primeira linha, os possíveis gametas do outro indivíduo. Imagine, por exemplo, um caso em que um homem é heterozigoto para a produção de melanina (Aa) e uma mulher é homozigota dominante (AA) para a mesma característica. Os gametas do homem seriam A e a, e os da mulher seriam A e A. Nessa situação, o quadro de Punnett seria representado da seguinte forma: Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro. Se o gameta A juntar-se ao gameta A, os indivíduos serão AA; caso o gameta A una-se ao gameta a, os indivíduos serão Aa. Veja o quadro: Para determinar os genótipos dos descendentes, basta juntar o gameta de um indivíduo com o gameta do outro Pela análise do quadro de Punnett, podemos concluir que a probabilidade de nascer indivíduos AA é de 50%, assim como a probabilidade de nascer indivíduos Aa. agora é sua vez:

a)qual genotipo é homozigoto dominante??
b)qual é homozigoto recessivo??
c)qual é heterozigoto??

2 Respostas

Resposta de: ,

a)O genótipo é homozigoto dominante é o AA.

b)  homozigoto recessivo é o aa

C) heterozigoto é Aa

Explicação:

Resposta de: ,

a) Faça o cruzamento dos gametas e complete o quadro acima;

b) A probabilidade dos descendentes desse casal apresentarem genótipo heterozigoto (Aa) é de: ( ) 50% ( ) 25% ( ) 100% ( ) 0%

c) A probabilidade dos descendentes desse casal apresentarem genótipo homozigoto recessivo (aa) é de: ( ) 50% ( ) 100% ( ) 0% ( ) 25%

d) A probabilidade dos descendentes desse casal apresentarem genótipo homozigoto dominante (AA) é de: ( ) 75% ( ) 100% ( ) 50% ( ) 25%

Explicação:

A) Realizar o cruzamento é bastante simples, pois basta juntar os possíveis gametas em cada um dos quadrados em branco. Sendo assim, em cada um dos quadrados, teremos dois alelos da característica estudada: um proveniente de um indivíduo e outro proveniente do outro. Se o gameta A juntar-se ao gameta A, os indivíduos serão AA; caso o gameta A una-se ao gameta a, os indivíduos serão Aa. Veja o quadro:

B) Pela análise do quadro de Punnett, podemos concluir que a probabilidade de nascer indivíduos Aa é de 50%.

C) 0%.

D) Podemos concluir que a probabilidade de nascer indivíduos AA é de 50%.


Uma das maneiras mais fáceis de visualizar os cruzamentos realizados em Genética é por meio do chama
Resposta de: ,

a) homem de olhos azuis Х mulher de olhos pretos homozigota.

aa x  AA

     A     A

a   Aa    Aa

a   Aa   A a

Resultado -> Genótipo : Aa, Aa, Aa, Aa 100% Aa / Fenótipo : Olhos pretos

b) Homem de olhos pretos heterozigoto Х mulher de olhos azuis.

  A   a

a  Aa  aa                  Resultado ->   Genótipo : Aa, Aa, aa, aa 50% Aa e 50% aa o fenóti

a Aa  aa                                           po pode ser olhos azuis ou olhos pretos.

c) Homem de olhos azuis X mulher de olhos azuis

O resultado é fenótipo de olhos azuis, pois ambos têm olhos azuis(aa). Logo, o genótipo é aa...

Resposta de: ,

Letra A o genótipo é Aa e fenótipo é que tem 100% de chances da criança ter olhos pretos pois o A da mãe para olhos pretos é dominante.

Letra B tanto genótipo quanto fenótipo possuem 50% de ser Aa ou seja 50% de chance de ter descendentes de olho azul 50% olho preto.

Letra C Genótipo aa e fenótipo 100% de chances de descendentes de olho azul.

Resposta de: ,
Xenofobia é a aversão a pessoas de outras origens, a definição vem do grego onde xeno=estrangeiro; visitante e fobia=medo; aversão.

espero tê-lhe ajudado.
Resposta de: ,

resposta:

corta o pinto fora

explicação: