Menu

Considere o trecho foi retirado do romance 'A Senhora', de José de Alencar: 'A voz da moça tomara

Considere o trecho foi retirado do romance "A Senhora", de José de Alencar:"A voz da moça tomara o timbre cristalino, eco da rispidez e aspereza do sentimento que lhe sublevava o seio e que parecia ringir-lhe nos lábios como aço.

- Aurélia! Que significa isto?

- Representamos uma comédia, na qual ambos desempenhamos o nosso papel com perícia consumada. Podemos ter este orgulho, que os melhores atores não nos excederiam. Mas é tempo de pôr termo a esta cruel mistificação, com que nos estamos escarnecendo mutuamente, senhor. Entremos na realidade por mais triste que ela seja; e resigne-se cada um ao que é: eu, uma mulher traída; o senhor, um homem vendido. (...)"

Considerando o contexto em que foi escrito o romance "Senhora", de José de Alencar, qual das alternativas a seguir representa uma interpretação correta do trecho apresentado?

A) É a história de Aurélia e seu noivo, que vivem um casamento em comum acordo e por amor.
B) Apresenta uma crítica à sociedade contemporânea a partir de uma perspectiva política.
C) O texto focaliza a época em que o próprio escritor viveu início do século XX, debaixo da República.
D) Trata-se fundamentalmente de uma crônica de costumes, um retrato da Corte e da sociedade europeia na segunda metade do século 19.
X E) Aurélia refere-se ao casamento por interesse, em que o noivo recebe dinheiro para se casar indicado pela expressão "o senhor, um homem vendido".

1 Resposta
0

resposta:

E) Aurélia refere-se ao casamento por interesse, em que o noivo recebe dinheiro para se casar indicado pela expressão "o senhor, um homem vendido".

Explicação:

Aurélia refere-se ao casamento por interesse, em que o noivo recebe dinheiro para se casar indicado pela expressão "o senhor, um homem vendido". Já corrigido