Menu

O Ativo é considerado o mais importante elemento para a empresa, pois dele decorrem múltiplos relacionamentos

O Ativo é considerado o mais importante elemento para a empresa, pois dele decorrem múltiplos relacionamentos que envolvem despesas e receitas. Uma das inúmeras definições de Ativo afirma que "são recursos controlados por uma entidade capazes de gerar mediata ou imediatamente, fluxos de caixa". O Artigo 183 da Lei 6.404/76, com alterações dadas pela Lei 11.638/2007, versa sobre os Critérios de Avaliação do Ativo, e em seu artigo 184 encontramos os Critérios de Avaliação do Passivo.A empresa Vem Que Tem Ltda, ao efetuar auditoria interna em suas contas, desconfiando de uma variação grande em suas Demonstrações Contábeis e Financeiras, deparou-se com as seguintes situações:

I - Direitos classificados no Ativo Circulante ou Realizável a Longo Prazo, que tinham por objeto mercadorias e produtos do comércio da companhia, bem como matérias-primas e produtos em fabricação, foram avaliados pelo custo de aquisição ou produção, deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado.

II - Direitos classificados no Imobilizado foram avaliados pelo custo de mercado, calculados na data da venda, acrescidos do valor de saldo das contas de depreciação, amortização ou exaustão, conforme o caso em que o bem se classificava.

III - As obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a renda, classificados no Passivo da empresa, foram avaliados com base no resultado do exercício, e foram computados pelo valor atualizado até a data do balanço.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 13. Ed. São Paulo: Atlas, 2008 Iudícibus, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 11 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

É correto o que se afirma apenas em

A) I.
B) II.
C) III.
D) I e II.
X E) I e III.

1 Resposta
0

resposta:

E) I e III

Explicação:E) I e III. Já corrigido.