Os modais podem ser definidos como tipos de transporte. Atualmente, existem quatro principais formas de locomover uma carga: pelo modal aéreo, ferroviário, rodoviário e marítimo. Apesar de cada modal de transporte ter vantagens e desvantagens, as diferentes regiões ou países do mundo acabam utilizando mais de um ou outro tipo de transporte, de acordo com as características internas que lhe são apresentadas.Na Figura 1 a seguir, pode-se comparar as matrizes de cargas de transporte de carga de determinados países.

ABC

Fonte: Plano Nacional de Logística e Transportes dos Ministérios dos transportes (2014). Disponível em:

Com base no contexto apresentado, analise as sentenças a seguir:

I) Uma das principais vantagens do transporte rodoviário é o menor custo para grandes distâncias, a existência de terminais de cargas próximos das fontes de produção e é adequado para produtos de baixo valor agregado e alta densidade.

II) O modal aquaviário refere-se à locomoção de cargas por meio de mares (marítimo), lagos (lacustre) ou rios (fluvial), e uma das suas vantagens é que a navegação tem baixo consumo de combustível por tonelada útil transportada se comparado com todos os outros modais.
III) O Brasil apresenta baixa utilização do modal ferroviário, se comparado a países de dimensões continentais similares, como Canadá, Rússia e Estados Unidos.
IV) O transporte ferroviário de cargas ainda desempenha papel fundamental na logística mundial, uma vez que as principais economias do mundo têm a ferrovia como um dos meios básicos de transporte de cargas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c. Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
e. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.