Menu

Para uma auditoria eficiente é necessário que a condução dos trabalhos seja previamente programada.

Para uma auditoria eficiente é necessário que a condução dos trabalhos seja previamente programada. Os procedimentos devem ser seguidos rigorosamente, em conformidade com as normas técnicas contábeis, as instruções normativas dos órgãos específicos, tais como CVM e CFC. Cabe à Auditoria checar e validar todas as informações contidas nas demonstrações contábeis, confrontando com a documentação pertinente. Por isso existem os planejamentos e procedimentos de auditoria.

Durante o desenvolvimento dos trabalhos a equipe de auditores deve ser supervisionada pelo auditor mais experiente.

A educação continuada dessa profissão é essencial para que o desenvolvimento do trabalho ocorra sem surpresas e dentro dos temas da atualidade.

Na obra de Araújo (2020), págs. 74 a 76, o autor propõe um modelo para planejamento da auditoria (quadro 3.1) para diversos setores de uma empresa:

Departamento de Contabilidade: Por escolha randômica no Excel, selecione 5% dos lançamentos e aplique os testes padrões para contabilidade.

Departamento Financeiro:

1) Confira quem está autorizado a assinar cheques.

2) Quem autoriza gastos.

3) Quem autoriza as aplicações e os empréstimos.

4) Se os juros pagos são compatíveis com o mercado.

Com base nesse modelo, selecione os procedimentos para os departamentos de Contabilidade e Financeiro, e em seguida, descreva como você executaria cada tarefa, utilizando os procedimentos de evidências, os parâmetros e objetivos.

1 Resposta
0

ALGUEM CONSEGUIU FAZER?

Explicação: