Contabilidade,
QUESTÃO 4 A Lei das Sociedades por Ações (nº 6. 404), em seu artigo nº 177, prevê que a escrituração da companhia seja mantida em registros permanentes e observe os métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo para registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência (BRASIL, 1976, on-line). A legislação relaciona, ainda, grupos e contas contábeis. COSTA, J. M. Da; CAMELO, A. C. O. Contabilidade Introdutória. Maringá: Unicesumar, 2018. Considerando o trecho anterior, avalie as afirmações seguintes: I. São exemplos de contas classificadas no ativo circulante: as disponibilidades e os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente. II. No grupo do ativo realizável em longo prazo, estão classificados os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte. III. No ativo imobilizado, estão classificadas as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa. Está correto o que se afirma em:.

2 Respostas

Resposta de: ,

Alternativa 3) DISPONIBILIDADES

Explicação:

Resposta de: ,

letra c = disponibilidades

conf. unidade I pag 21

Explicação:

Resposta de: ,

Olá, tudo bem? (-:

Questão sobre Contabilidade Geral. Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/76).

Gabarito: Alternativa 4.

Vamos analisar as afirmações.

I. São exemplos de contas classificadas no ativo circulante: as disponibilidades e os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente.

Segundo a Lei 6.404/76, em seu Artigo 179, inciso I:

"I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;"

Portanto, afirmativa correta.

II. No grupo do ativo realizável em longo prazo, estão classificados os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte.

Segundo a Lei 6.404/76, em seu Artigo, 179, inciso II:

"II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas (artigo 243), diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;"

Portanto, afirmativa correta.

III. No ativo imobilizado, estão classificadas as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.

Na verdade, o examinador trocou os conceitos de Investimentos por Ativo Imobilizado.

"IV – no ativo imobilizado: os direitos que tenham por objeto bens corpóreos destinados à manutenção das atividades da companhia ou da empresa ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à companhia os benefícios, riscos e controle desses bens; (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)"

"III - em investimentos: as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa;"

Portanto, afirmativa incorreta.

Desta forma, está correto o que se afirma em I e II.

Gabarito: Alternativa 4.

Abraços e bons estudos!

Resposta de: ,
Bom,
eu fiquei com a alternativa e - i, ii, iii e iv.
Resposta de: ,
2alternativa ,despesas