O processo de escrita de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou artigo científico não é uma tarefa fácil. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) os elementos textuais devem ser divididos em três: Introdução, Desenvolvimento (Materiais, métodos, resultados e discussão) e por fim a Conclusão. Esta última, a qual vamos detalhar nesse post, tem a função de recapitular tudo que ja foi desenvolvido ao longo do trabalho.
Dicas para a escrita da conclusão do seu TCC ou artigo científico
Normalmente, uma seção de conclusão pode ser dividida em: Contextualização, Problematização e Objetivos, Principais Resultados e Trabalhos Futuros. Para facilitar a sua vida, dividimos a conclusão em parágrafos e vamos falar o que você deve escrever em cada um deles para que tenha uma conclusão perfeita.
Os exemplos abaixo foram retirados de um trabalho de pesquisa onde o pesquisador procurou entender melhor se a utilização de uma técnica X para ensino de algum conteúdo é um facilitador ou não. O pesquisador comparou um grupo de alunos que foram submetidos a Técnica X para aprender um determinado assunto com outro grupo de alunos que receberam esse conteúdo de forma tradicional, por meio de aula expositiva.
Contextualização
Durante a escrita da contextualização, você pode usar suas palavras sem nenhuma citação ou utilizar citações importantes da área. O importante é que você contextualize seu trabalho, para que o leitor saiba em que cenário ele foi feito. Abaixo colocamos um exemplo do primeiro paragrafo de contextualização:
"A utilização de recursos audio visuais como vídeos, músicas e jogos tem contribuído de maneira significativa o processo de aprendizagem dos alunos. Estudos nacionais e internacionais tem mostrado que tais recursos tem melhorado a performance dos alunos em matérias como matemática, ciência e literatura (Abgs, 2017). Por outro lado, a utilização do computador quando utilizado de maneira onde o aluno o utiliza apenas para leitura de material e uso de ferramentas especificas tem se mostrada ultrapassada e ineficiente no processo de aprendizagem."
Observer que o parágrafo acima faz uso de uma citação forte na comunidade da informática e pedagogia e serve para contextualizar o leitor. Com esse parágrafo o leitor saberá exatamente qual o cenário (contexto) em que o estudo foi feito. O autor descreve como os computadores estavam sendo utilizados e como podem ser utilizados de uma forma mais eficiente no processo de ensino e aprendizagem.
Problematização e Objetivos
Após o contexto descrito no parágrafo anterior, o pesquisador deverá escrever a problematização e quais foram os objetivos utilizados para chegar na solução desse problema de pesquisa. Veja o exemplo abaixo.
"O estudo investiga se jogos de computadores auxiliam/facilitam o processo cognitivo no que diz respeito a aprendizagem dos estudantes. Desta forma o estudo objetiva analisar em quais perspectivas os jogos de computador podem auxiliar nesse processo de aprendizagem."
No exemplo acima, o autor expõe o problema de pesquisa que foi: “Será que existe alguma maneira mais eficiente de utilizar o computador no processo de ensino e aprendizagem? Os jogos de computador pode ser utilizados?” e em seguida mostra qual o objetivo utilizado para resolver o problema. Ao analisar as perspectivas, o autor será capaz de identificar quais fatores influenciam esse processo de aprendizagem e, por fim, se os jogos realmente contribuem para isso.
Principais Resultados
Esses resultados devem ser escritos utilizando as palavras do próprio pesquisador. Naqueles casos onde existe uma limitação de espaço, o autor do texto deve escolher os principais resultados e escrever sobre cada um deles. Não esqueça de mencionar como os objetivos foram alcançados, como no exemplo a seguir.
"Os jogos de computador foram aplicados para a melhoria do processo de aprendizagem. Os resultados desse estudo mostram que os jogos facilitaram significativamente o processo de aprendizagem dos alunos. Primeiramente aqueles alunos que utilizaram o jogo no experimento tiveram um resultado melhor na prova de múltipla escolha. Isso nos mostra indícios que os jogos são eficientes no que diz respeito a fixação dos conceitos da matérias estudada. Em relação a prova que avaliou se os alunos souberam aplicar na prática as técnicas ensinadas, mais uma vez os alunos submetidos aos jogos tiveram um resultado muito melhor quando comparados aqueles que tiveram uma aula tradicional, expositiva. Esse resultado mostra que mesmo naqueles cenários onde são exigidas ações práticas por parte do aluno, os jogos foram capazes de ensinar de maneira mais eficiente."
Trabalhos Futuros
É interessante que você identifique e mostre pontos que são de relevância para pesquisas futuras. Tanto do ponto de vista de melhorias em relação ao estudo que você acabou de realizar, quanto de outras perspectivas que podem ser exploradas e que você não o fez. O exemplo abaixo demonstra como isso pode ser feito.
"Apesar dos resultados terem mostrado que os jogos são importantes no processo de aprendizagem. Estudos envolvendo mais participantes seria interessante como forma de obter resultados com um nível de significância maior. Um outro ponto que poderia ser considerado é a faixa etária dos participantes, existe alguma idade onde a assimilação é melhor quando se utiliza jogos? Existe algum tipo de jogo específico que potencializa esse processo de aprendizagem? são todas perguntas que podem ser exploradas em trabalhos futuros."
Se você escrever a conclusão do trabalho tendo como base essa divisão de conteúdo (Contextualização, Problematização e Objetivos, Principais Resultados e Trabalhos Futuros), ficará muito mais fácil para organizar as ideias e transmitir de forma clara e objetiva os principais aspectos do seu trabalho. Não esqueça que o FastFormat faz toda a formatação do seu texto automaticamente, na mais variadas normas incluindo as normas da ABNT.