Antes de identificar os objetivos da pesquisa temos que ter em mente quais os possíveis tipos de entrevista e como elas podem ser estruturadas e executadas. Em relação ao tratamento, elas podem ser classificadas como:

  • Supervisionado: quando você tem o pesquisador fazendo as perguntas para os entrevistados, garantindo assim que não terá falta de entendimento em relação a alguma questão/pergunta.
  • Não-Supervisionado: quando feito para um grupo e o pesquisador apenas administra a execução daquele grupo.
  • Misto: Quando o pesquisador explica os objetivos da entrevista, seu formato e em seguida deixa que os entrevistados respondam às questões.

Um outro aspecto que devemos considerar é que a estrutura da entrevista deve ser alinhada com os objetivos do estudo. Ela deve ser montada de forma que nos permita obter as informações que desejamos da maneira mais eficiente possível. Para nós, eficiente significa três coisas:

  • Resistente ao viés: ela deve representar exatamente o que precisamos para que não ocorram distorções nas interpretações das questões por parte dos entrevistados;
  • Apropriada: deve fazer sentido para a população entrevistada, deve ser complexa o suficiente para garantir os objetivos do estudo.
  • O custo de ser realizada deve ser avaliado tanto por parte do pesquisador quanto por parte do entrevistado. DICA: você consegue um maior número de respostas quando você deixa claro para o entrevistado quais os benefícios daqueles resultados para ele.

Uma vez garantidas as três características anteriores, identificamos dois tipos de entrevistas:

  • Entrevistas que objetivam descrever o interesse por um determinado fenômeno. Ex.: a entrevista objetiva entender o que os usuários acham de um determinado produto, processo ou população.
  • Entrevistas que visam entender uma intervenção. Por exemplo, entender o impacto e influência do uso de uma determinada técnica no dia-a-dia dos trabalhadores de uma empresa.

Para uma visão geral de todos os passos de uma entrevista veja o link.

Share.