Direito,
Nas democracias modernas, o sistema proporcional é compreendido como uma forma de ajustar as vontades dos grupos sociais. As vagas do parlamento são divididas pelos votos recebidos por cada partido político. Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), trata-se, “[…] portanto, de um sistema relativamente complexo e que, com frequência, gera dúvidas e provoca debates. Se, por um lado, permite a representação de diversos segmentos da sociedade, por outro, estimula a competição partidária interna e possibilita que candidatos com maior poder econômico se destaquem em relação aos correligionários, que concorrem às mesmas vagas” Assim sendo, assinale a alternativa a seguir que expressa a forma correta do sistema proporcional.

a)Pode ser de duas formas: divisão de parte das vagas do Legislativo por voto na legenda e, depois, por voto majoritário.

b)É feito de uma única forma, em um único dia, tendo como caraterística principal o voto na legenda de candidatos filiados a partidos políticos ou candidaturas avulsas.

c)Em alguns locais, o eleitor vota no partido e dá outro voto para a legenda de qualquer partido à sua escolha, que é registrado para ser dividido pelo número de habitantes da cidade ou do Estado.

d)É um sistema que procura garantir equilíbrio entre o número de eleitores do partido e a representação parlamentar, por meio do voto único transferível e da representação proporcional de lista.

e)É elaborado com base no número de habitantes de cada região, dividido pelo número de cadeiras nos parlamentos, gerando o quociente eleitoral.

2 Respostas

Resposta de: ,

i. a ideia de uma “democracia racial”, segundo o texto, favoreceu o negro brasileiro na conquista de direitos políticos e sociais.

ii. de acordo com o autor do texto, o tráfico e a escravidão sempre ocuparam uma posição central na maneira como a história do brasil foi contada.

iii. segundo o texto, a situação do negro no brasil após a abolição, apesar do racismo, ainda era melhor do que aquela que encontramos nos eua da mesma época, marcado pela atuação da kkk.

Resposta de: ,

resposta: alternativa “a”. o controle de constitucionalidade das normas jurídicas poderá

ser preventivo, destinado a prevenir a vigência de normas inconstitucionais, ou repressivo, tendente

Resposta de: ,

resposta:

acredito que essa informação é verdadeira

Resposta de: ,

a resposta correta é:

os fisiocratas, por defenderem forte intervenção estatal, influenciaram as ideias socialistas de marx.