O ceticismo sobre a possibilidade da teoria normativa em grande escala e as crescentes dúvidas sobre a viabilidade de resolver problemas morais, aplicando dedutivamente princípios gerais, deram origem a uma pluralidade de abordagens e modos de conceituar problemas dentro do campo da ética aplicada. Uma abordagem geral para a tomada de decisão moral prática que está atualmente ganhando força é o contextualismo. Sobre o contextualismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:I- O contextualismo tendeu principalmente a criticar as crenças estabelecidas sobre a teoria ética, em vez de construir melhores modelos de raciocínio moral. No entanto, no atual contexto, a ênfase permanece a mesma em relação a modelos alternativos.

II- Do ponto de vista dos contextualistas, é desnecessário lutar por uma teoria ética universalmente válida, uma vez que existem formas mais realistas de explicar a racionalidade moral e a justificação.

III- O contextualismo adota a ideia geral de que os problemas morais devem ser resolvidos dentro das complexidades interpretativas das circunstâncias concretas, recorrendo a tradições históricas e culturais relevantes, com referência crítica a normas e virtudes profissionais e institucionais, e confiando principalmente no método de análise comparativa de casos.

IV- De acordo com o método contextualista, nós navegamos em direção a uma resolução reflexiva e universal pela triangulação discursiva de casos claros e estabelecidos para casos problemáticos.

Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças III e IV estão corretas.

B As sentenças I e IV estão corretas.

C As sentenças I e II estão corretas.

D As sentenças I, II e IV estão corretas.

RESPOSTA CORRETA: B