Menu

O que faz com que os membros do corpo humano girem ao redor das articulações é o Torque muscular, ou seja,

O que faz com que os membros do corpo humano girem ao redor das articulações é o Torque muscular, ou seja, ele é o responsável por movimentar as alavancas do corpo humano. As alavancas podem ser classificadas em três tipos distintos, de acordo com a posição relativa do eixo, da força aplicada e da resistência, sendo eles: interfixa, inter-resistente e interpotente. Considerando que esses três tipos de alavancas estão presentes no corpo humano, analise as assertivas a seguir, quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa): I. Simplificadamente, as alavancas no corpo humano são formadas pelos ossos, os quais funcionam como hastes rígidas, pelas articulações, as quais funcionam como eixo de rotação, pela força potência que é gerada pelos músculos, e pela força resistência que pode ser simplesmente o peso do segmento corporal ou alguma força externa aplicada sobre ele.

II. Poucas alavancas do corpo humano são interfixas (de segunda classe). Um exemplo importante desse tipo de alavanca seria a alavanca formada ao redor da articulação do cotovelo, onde o segmento antebraço é movimento em direção ao braço por meio de contração dos músculos braquial, bíceps braquial e braquiorradial.

III. Uma vez que a maioria das alavancas do corpo humano são interpotentes (de terceira classe), os grupos musculares muitas vezes estão em situação de desvantagem mecânica, já que precisam produzir mais força (potência) do que a magnitude de força da resistência.

IV. A grande maioria das alavancas do corpo humano são inter-resistentes (de primeira classe), o que significa dizer que no corpo humano há muitas alavancas onde a força e a resistência são aplicadas em lados opostos ao eixo, o que pode ser considerado uma vantagem mecânica para os músculos do corpo humano.

V. Os sistemas de alavanca do corpo humano sempre estão em vantagem mecânica, o que significa que os músculos sempre precisarão gerar menor quantidade de força por sua contração muscular, se comparado as forças de resistência que agem sobre o corpo.

As assertivas I, II, III, IV e V são respectivamente (V = Verdadeiro ou F = Falso):

A)
V, V, V, V, F

B)
F, V, F, V, V

C)
V, F, F, V, F

D)
V, F, V, F, F

E)
F, F, F, F, V

1 Resposta
0

Boa saúde e músculos