Menu

Desde o começo da atividade científica, a Filosofia tem se ocupado da ciência assim como a ciência

Desde o começo da atividade científica, a Filosofia tem se ocupado da ciência assim como a ciência tem realizado seu trabalho sempre ligada à reflexão filosófica. Isso pode ser constatado através das disciplinas filosóficas que investigam a natureza da ciência. A respeito dessas disciplinas filosóficas relacionadas com o conhecimento científico, considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.1 – A epistemologia é disciplina filosófica que estuda o modo como cada ciência se forma e como ela produz um conhecimento novo. Ela busca a natureza da ciência e tem por objetivo determinar a origem lógica das ciências, seu valor, seu alcance e objetivos. Mas isso não se dá em um vácuo temporal.
PORQUE
2 – A história da ciência procura investigar o desenvolvimento das ideias científicas fazendo uso de métodos históricos.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As duas asserções estão corretas e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:
As duas asserções estão corretas, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Alternativa 3:
A primeira é uma asserção correta e a segunda é falsa.

Alternativa 4:
A primeira é uma asserção falsa e a segunda é correta.

Alternativa 5:
Ambas as asserções são falsas.

1 Resposta
0

A epistemologia representa uma ciência que busca a compreensão do conhecimento científico, através de um determinado método histórico, a fim de se evitar vácuos temporais (Alternativa A).

A epistemologia científica é fundamental para a compreensão de determinados elementos que potencializam o entendimento sobre a lógica das ciências, havendo a necessidade de se determinar os métodos históricos, para se desenhar uma linha do tempo específica, permitindo o alcance dos significados.