Empresa Xtech, desenvolvedora de jogos investiu um montante milionário em sua segurança corporativa, focando seus esforços na segurança virtual. A prioridade foi a aquisição de antivírus, criptografia e firewall para garantir que seus projetos estivessem protegidos de ataques de criminosos virtuais.Ainda assim, após a elaboração de um dos projetos mais caros da empresa, os executivos perceberam que o seu concorrente havia desenvolvido um jogo com as mesmas características, sugerindo que obteveram informações detalhadas sobre o projeto original.

Em uma análise sobre o comportamento e os procedimentos dos colaboradores foi possível perceber que entre os métodos de descarte de lixo do escritório, não havia qualquer preocupação sobre a destinação que aquele material teria.

Constatou-se que o concorrente utilizou táticas de espionagem na coleta e triagem do lixo que era descartado, tendo acesso a informações privilegiadas como impressões de códigos de programação, imagens dos layouts dos personagens do jogo e até informações sobre estratégias de publicidade do produto.

Elaborado pelo professor, 2021.

Considerando a gestão de segurança e a identificação de ameaças que podem afetar o patrimônio físico e intelectual de uma corporação, quais medidas o gestor de segurança deveria ter tomado para evitar o vazamento de informações estratégicas? Justifique sua resposta.