ENEM,
(ENEM, 2009) O √≠ndio do Xingu, que ainda acredita em Tup√£, assiste pela televis√£o a uma partida de futebol que acontece em Barcelona ou a um show dos Rolling Stones na praia de Copacabana. N√£o obstante, n√£o h√° que se iludir: o √≠ndio n√£o vive na mesma realidade em que um morador do Harlem ou de Hong Kong, uma vez que s√£o distintas as rela√ß√Ķes dessas diferentes pessoas com a realidade do mundo moderno; isso porque o homem √© um ser cultural, que se apoia nos valores da sua comunidade, que, de fato, s√£o os seus. GULLAR, F. Folha de S. Paulo. S√£o Paulo: 19 out. 2008 (adaptado).

Ao comparar essas diferentes sociedades em seu contexto histórico, verifica-se que:

2 Respostas

Resposta de: ,

Por mais que a pergunta n√£o esteja completa...

Partindo do texto, a alternativa A está incorreta, pois está em direta contradição com aquilo que é afirmado no texto.

A alternativa B também está incorreta, pois em momento algum é dito que o índio é incapaz de compreender o show ou o jogo de futebol.

A alternativa C é a alternativa correta, pois retrata com correção aquilo que é apresentado e defendido pelo autor do texto.

As alternativas D e E demonstram preconceito contra a cultura do índio, e não representam, de modo algum, a posição defendida no texto.

Logo a certa é a C.
Resposta de: ,

resposta:

b b a d e d c a b b e a d d e e a b c c

Resposta de: ,

resposta:

5)

de acordo com azevedo e migliora (2017, p. 6), "os princ√≠pios s√£o "as ideias fundamentais sobre a organiza√ß√£o jur√≠dica de uma comunidade, emanados da consci√™ncia social, que cumprem fun√ß√Ķes fundamentadoras, interpretativas e supletivas a respeito de seu total ordenamento jur√≠dico". os princ√≠pios gerais do direito s√£o fontes subsidi√°rias de direito.

com base no texto, analise as seguintes afirmativas:

i. a natureza jur√≠dica do sal√°rio √© de retribui√ß√£o, paga de forma habitual ao empregado,   pelos   servi√ßos   prestados.

ii. o direito   do   trabalho acabou por criar princ√≠pios cuja inten√ß√£o √© proteger o instituto do sal√°rio.

iii. de acordo com o princípio da irredutibilidade salarial assegura-se o recebimento integral do salário pelo empregado, não podendo o empregador efetuar descontos.

agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:  

alternativas:

a)

as afirmativas i e ii est√£o corretas.

explicação:

corrigido pelo ava