Menu

O impacto do COVID-19 nas importações e exportações em todo o mundo é gigantesco. Por conta do

O impacto do COVID-19 nas importações e exportações em todo o mundo é gigantesco. Por conta do medo de uma nova epidemia mundial, autoridades alfandegárias de diversos países têm adotado medidas protetivas e barreiras sanitárias para tentar diminuir a disseminação do coronavírus. Além disso, a China que é um grande produtor de diversos componentes e matéria prima diminuiu drasticamente sua produção e exportações e, por causa disso, muitas empresas de todo o globo já tem tido problemas para abastecer os seus estoques e manter suas operações em ritmo normal.O cenário atual retratado no texto base mostra que o comércio internacional pode ser afetado por diversos fatores, sendo muito comum o uso de medidas protetivas pelos países por uma série de razões e critérios. Desse modo, qual a diferença entre as barreiras tarifárias e não tarifárias? Cite ao menos dois exemplos de cada tipo.

1 Resposta
0

Uma barreira tarifária é o tipo mais comum de barreira alfandegária. As barreiras tarifárias tratam de tarifas de importações e taxas diversas. Como exemplo, temos o imposto de importação, as taxas alfandegárias e a valoração aduaneira. 

barreiras não tarifárias consistem em ferramentas e instrumentos de política econômica que agem sobre os fluxos de comércio internacional sem a necessidade de utilizar mecanismos tarifários (como as taxas de importação).