A OBRA: O galpão industrial terá 24 m de comprimento e 12 de largura. A estrutura será mista, com pilares de concreto com seção transversal de 50 x 50 cm com 3 metros de altura e, a partir daí, pilares metálicos de perfil I sem revestimento com 5 metros de altura, que servirão de apoio para as tesouras treliçadas que suportarão a cobertura dupla de zinco.
Dentro do galpão serão construídos ambientes para os banheiros e administração. A altura final da edificação é de aproximadamente 9 metros.
A planta esquemática na Figura 1 abaixo representa a distribuição estrutural do galpão
Acostumada com a execução de obras exclusivamente com estruturas em concreto armado, sua equipe não compreende a necessidade e a execução do pilar misto. Como responsável técnico, você precisa explicar as vantagens desse sistema e como isso implica na execução da parte em concreto dos pilares. Formule um breve texto explicativo (até 15 linhas) sobre a ligação aço-concreto em pilares. Caso ache necessário, você pode adicionar um desenho ilustrativo. Por fim, elabore um fluxograma da execução dos pilares, desde a montagem das fôrmas até a concretagem. DICA: Consulte a norma brasileira ABNT NBR 14931: 2004.
1.2. Em todas as obras, o controle de qualidade dos materiais é essencial. Em uma obra de grande porte, onde vários metros cúbicos de concreto serão usados para executar elementos estruturais robustos é extremamente importante a gestão adequada desse material. Portanto, sabendo que o concreto usado será usinado e o fornecedor será escolhido pelo cliente, elabore um esquema de controle de qualidade do concreto utilizado no galpão. DICA: Consulte a norma brasileira

ABNT NBR 12655: 2015.

Como você já é um engenheiro experiente, sabe que podem surgir alguns imprevistos durante a construção que vai exigir uma ação rápida sua. Por isso, decidiu determinar alguns parâmetros enquanto analisava o projeto. Sabendo que a obra será construída em uma área industrial em que há uma grande possibilidade de deterioração da armadura, qual deverá ser o cobrimento nominal dos pilares e vigas de concreto armado com base na classe de agressividade? Qual será a classe mínima de concreto? DICA: Consulte a norma brasileira ABNT NBR 6118: 2014. Determine a resistência de cálculo para o concreto utilizado e para o aço CA-50 no ELU (estado limite último) e ELS (estado limite de serviço).
O projeto estrutural do galpão prevê a utilização de ganchos de 90° na ancoragem das armaduras de vigas. Entretanto, o cliente não lhe consultou previamente e comprou algumas barras lisas de 16mm para a montagem de algumas vigas. Infelizmente, o fornecedor não aceitou trocar a ferragem e o cliente perguntou se você pode resolver essa situação. Sabendo que as barras compradas serão utilizadas em zonas de boa aderência das vigas e que o aço é CA-50, determine o gancho correto para a ancoragem dessas barras e faça seu detalhamento para passar para sua equipe. Adote a classe mínima de concreto encontrada em 1.3.
O projeto estrutural do galpão contém todo o detalhamento das armaduras, mas a escolha do sistema de fôrmas foi deixada a critério do construtor e cliente. Depois de ajudar a solucionar a situação com as barras lisas, o cliente deixou a decisão nas suas mãos, pois percebeu que sua experiência com obras vai levar à melhor escolha. Na próxima reunião, você deve apresentar o sistema de fôrmas escolhido. Considerando que a obra será construída na área industrial da SUA CIDADE, analise a planta esquemática apresentada anteriormente (Figura 1), escolha o sistema que você acredita que vai ser o mais adequado e justifique a sua escolha. DICA: você pode pensar no custo-benefício, no seu histórico com construções e nas opções disponíveis na sua região.
Um de seus funcionários mais experientes percebeu, ao analisar o detalhamento da armadura da viga 6 (Figura 1), que esse elemento havia sido mal dimensionado. Com urgência na liberação do serviço de montagem de armadura, pois a concretagem será já no outro dia, você precisa conferir o projeto e possivelmente redimensionar o elemento. Considere que a viga tem largura = 0 , aço usado nas armaduras é o CA-50 e a classe de concreto é a mínima encontrada em

Sabendo que a altura útil da seção é = 9 , qual é o momento máximo queessa seção está resistindo?

A partir do momento máximo encontrado, qual deveria ser a área de armadura necessária nesse caso?
Se a área necessária de armadura prevista no projeto era = 5,7 ², qualmomento fletor de cálculo essa seção estava projetada para resistir?
Para esse momento de cálculo usado em projeto, qual seria a altura mínima necessária?

.
.
.
RESPOSTAS DA ATIVIDADE DE FORMA GRATUITA:
.
https://www. youtube. com/watch?v=uEnPLO-CJTs
.
.


A OBRA: O galpão industrial terá 24 m de comprimento e 12 de largura. A estrutura será mista, com

2 Respostas

Resposta de: ,
Para que surjam raios, é necessário que, além das gotas de chuva , as nuvens de tempestade tenham em seu interior três ingredientes: cristais de gelo, água quase congelada e granizo. tais elementos se formam na faixa entre 2 e 10 quilômetros 
Resposta de: ,
300 kg / 5,0 m

resultado:

600
Resposta de: ,

5,5

corrigido pelo ava

Resposta de: ,

genete isso foi a uma semeaamd