Menu

Leia o texto abaixo: 'Há cerca de 135 anos, o renomado físico J. C. Maxwell, do século XIX, escreveu

Leia o texto abaixo:"Há cerca de 135 anos, o renomado físico J. C. Maxwell, do século XIX, escreveu ‘[…] a segunda lei é uma verdade estatística, depende do fato de que os corpos com que lidamos consistem em milhões de moléculas. […] Ainda assim a segunda lei é continuamente violada […] em qualquer grupo de moléculas suficientemente pequeno pertencente a um corpo real’. Embora o ponto de vista de Maxwell tenha sido reforçado pelos teóricos ao longo dos anos, a confirmação experimental foi evasiva. Então, em 2002, os experimentalistas reportaram que haviam demonstrado violações da segunda lei: na escala micro em intervalos de tempo de até 2 segundos, a entropia foi consumida e não produzida."Fonte: MORAN, M. J. et al. Princípios de termodinâmica para engenharia. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018. p. 251. (Adaptado).

Considerando essas informações e as relações entre a entropia e a segunda lei da termodinâmica, analise as afi

1 Resposta
0

F,V,V, F

Explicação:

Considerando essas informações e as relações entre a entropia e a segunda lei da termodinâmica, analise as afirmativas a seguir:

I. ( F ) Organismos vivos, como plantas, violam a segunda lei da termodinâmica pelo fato de parecerem criar ordem a partir da desordem.

II. ( V ) Na escala nanométrica, alguns dispositivos podem não se comportar conforme o previsto na segunda lei.

III. ( V ) Qualquer sistema macroscópico, como uma turbina de avião ou um motor de automóvel, deverá se comportar sem violar a segunda lei.

IV. ( F ) As previsões obtidas através da segunda lei da termodinâmica serão válidas para um número reduzido de sistemas macroscópicos isolados reais.