Menu
me ajudeem, Me ajudem pf (urgente) 15pontos

1- Uma bicicleta estava com uma velocidade de 10m/s quando vê um ônibus vindo em sua direção e acelera para tentar fugir a 20 m/s, se essa aceleração ocorreu em 30 metros da rua, qual foi sua aceleração?

2- Um avião precisa estar a 150 m/s para decolar do aeroporto, se estava taxiando e se posicionou na pista e vai começar a decolagem qual será a distância mínima da pista para ele começar a voar se tem uma aceleração de 15m/s²?

3- Um ônibus está a 16 m/s quando vê dois passageiros fazendo sinal para que ele pare no próximo ponto de ônibus, o motorista aciona os freios com uma desaceleração de 2m/s². em quanto tempo o motorista para no ponto??

4- Uma Mula está pastando no morro quando cai e rola morro abaixo, se a nossa gravidade tem uma aceleração de 10m/s², e a mula rolou por 5 segundos, qual foi a velocidade que a mula chegou no pé do morro?

5- Um avião está no início da pista aguardando a autorização para decolar, sabendo que levanta voo com uma velocidade de 200m/s e possui uma desaceleração de 25m/s², qual será o espaço percorrido pelo avião?

1 Resposta

Resposta
1
  • Ambicioso

A imagem é o diagrama de corpo livre da nossa querida e coitada mula!

A questão não nos diz se há atrito, qual a massa da mula, qual a inclinação, etc. Mas caso queira incluir depois, vamos deduzir a fórmula para resolver [na suposição de que não há atrito] :3.

Para o eixo x, Fx = m . a (aceleração no eixo x)

Px = m . g . sen x = m . a

Então a = g . (sen x)

a = (10 m/s²)(sen x). [Para deduzir a aceleração no eixo].

Não nos é dito também que distância a coitada da mula percorreu. Mas usemos a Equação de Torricelli e suponhamos que a mula estava em repouso. Então

v² = v0² + 2 . a . ∆S

v² = 2 . a . ∆S

v = √[2(10 m/s²)(sen x)(∆s)]

v = √[(20 m/s²)(sen x)(∆x)].

A aceleração é constante. Podemos usar também

v = v0 + a.t

v = a.t

v = (10 m/s²)(sen x)(5,0 s)

v = (50 m/s)(sen x)

Para esta última fórmula, só precisamos saber o ângulo x.

Espero ter ajudado!

E cuidado com a mula, coitada!


Uma mula está pastando no morro quando cai e rola morro abaixo, se a nossa gravidade tem uma acelera

­