01. A regionalização do espaço mundial, após a Segunda Guerra Mundial, no século XX, esteve marcada pela bipolarização; mas, a partir da década de 90, deste mesmo século, a ordem passa a ser marcada pela multipolarização. Sobre essa mudança é correto afirmar: A) A bipolaridade existente entre Estados Unidos e Japão era fundamentada em razões ideológicas, de disputa pelo poder politico do espaço mundial.
B) A ordem bipolar, considerada dicotômica ou dualista, representava a oposição entre duas alternativas, capitalismo e socialismo, e a nova ordem, a multipolarização, apresenta apenas uma opção, o capitalismo, com exceção de Cuba, China e Coréia do Sul, que ainda tentam se manter no socialismo.
C) Na ordem multipolar, o poder é medido, entre outros fatores, pela capacidade económica de disponibilidade de capitais, qualificação de mão-de-obra, índices de competitividade, avanço tecnológico e níveis de produtividade.
D) Na ordem multipolar, o poder ainda é medido pela divisão capitalismo e socialismo, o que caracteriza a permanência dos Estados Unidos e a emergência na nova ordem de países, como o Japão e a Alemanha.
E) A disputa leste x oeste, que caracterizava a ordem bipolar, é agora representada pela disputa norte x sul, em que os е países do norte são capitalistas (ricos e industrializados) e os do sul são socialistas (pobres e agrários).