Geografia,
1. Qual a diferença que se estabele- ce no setor agrícola entre os países americanos?

2 Respostas

Resposta de: ,

Para as economias sul-americanas, a agricultura constitui setor fundamental nas trocas comerciais com terceiros países, principalmente com os desenvolvidos, entre os quais se destaca a União Européia. Aumentos de produtividade agrícola representam, entre outros, maior volume exportado e assim melhoria na posição competitiva do país no mercado mundial, sendo que maior eficiência técnica e progresso tecnológico são imprescindíveis para que esses incrementos ocorram. Portanto, no presente trabalho objetivou-se estimar a fronteira de produção da agricultura para os países sul-americanos comparativamente à União Européia, dado o estreitamento das relações comerciais entre esses blocos e a necessidade de averiguar se de fato a produtividade agrícola desses países em desenvolvimento é menor que a da União Européia, ante o estreitamento das relações comerciais entre eles. Para tal, utilizou-se o método de programação linear "Data Envelopment Analysis (DEA)" e o índice de Malmquist, que decompõe a produtividade total dos fatores em eficiência técnica e variação tecnológica, para 1980 a 2002. Como resultado principal, tem-se que apesar dos subsídios, a agricultura do bloco europeu não é eficiente, embora apresente progresso tecnológico

Resposta de: ,

Não entendi me explica

Resposta de: ,

Nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador de alimentos para se tornar um grande provedor para o mundo. Foram conquistados aumentos significativos na produção e na produtividade agropecuárias. O preço da cesta básica, no Brasil, reduziu-se consideravelmente e o país se tornou um dos principais players do agronegócio mundial. Hoje, se produz mais em cada hectare de terra, aspecto importantíssimo para a preservação dos recursos naturais.

A agricultura se modernizou, mas ainda existem desafios. Há grande concentração de riqueza em pequena parcela de propriedades rurais, existem milhões de hectares de solos e pastagens degradados, há grande ineficiência no uso de água na irrigação, e o uso inadequado de agroquímicos oferece riscos à saúde e ao meio ambiente, entre outros problemas.

Para compreender o Brasil do presente, vamos voltar 50 anos no tempo e viajar pela trajetória da agricultura brasileira. Alguns fatos e números nos ajudam a identificar os acertos, a enxergar problemas como oportunidades e a pensar em ações futuras rumo à sustentabilidade.

Obs.: as informações apresentadas nesta página estão devidamente referenciadas no documento completo Visão 2030: o futuro da agricultura brasileira (PDF).

No computador, para visualizar em tela cheia, tecle F11

Resposta de: ,

O Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural constitui uma das estratégias mais fortes do Governo Federal para assegurar a política agrícola brasileira. Através desse programa, o agricultor pode segurar a produção com custo baixo através de subsídio do Governo Federal.

Para grãos, o percentual de subvenção varia entre 30 a 40%. Já para frutas, olerícolas, café, cana-de-açúcar e pecuária, o percentual é fixo em 35%. O seguro pode ser contratado em regiões economicamente viáveis, e é direcionado aos grandes e médios agricultores.

Já os pequenos agricultores podem contar com outros programas de custeio agrícola, como o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária.

Resposta de: ,

Reconhece-se cada vez mais a crescente falta de água para irrigação e outros usos. Também, está-se consciente de que, por sua irregular disponibilidade, a qual varia marcadamente ao longo do ano, de ano a ano e de região a região, o uso da água de forma contínua e indefinida, torna-se impossível. Portanto, uma das metas estratégicas para a preservação da disponibilidade e da qualidade dos recursos hídricos consiste em se estabelecer critérios de uso adequado em todas as atividades produtivas, razão pela qual este trabalho aborda a escassez de água, a agricultura irrigada e o meio ambiente, com base em informações e estudos que possam contribuir para o direcionamento de uma agricultura planejada, conservando e otimizando os recursos naturais. Os modelos tecnológicos propostos devem considerar um rigoroso equilíbrio entre produção agrícola e preservação dos recursos naturais. O desenvolvimento atual da irrigação depende de procedimentos tecnológicos e econômicos para otimizar o uso da água, melhorar a eficiência de aplicação, proporcionar ganhos de produtividade baseados na resposta da cultura à aplicação de água e outros insumos, sem que comprometa a disponibilidade e a qualidade do recurso.

Resposta de: ,
Eles caçavam a aonde eles viviao
Resposta de: ,
Quando as plaacs se chocam provocam terromotos,ou se estão no mar,maremotos,mas o brasil fica no meio de uma placa então ñ fica na area de choque.