3 - De acordo com os parâmetros curriculares, ao tematizar a construção do espaço, os territórios e os lugares no ensino de geografia, é recomendado: I. Sempre que tratar dos mecanismos do clima, da vegetação, dos solos e do relevo, deverá demonstrar o significado de todos esses processos naturais, com suas leis específicas, com suas diferentes formas de apropriação pela sociedade;
II. Tanto o conceito de lugar como o de gênero de vida resultariam das possibilidades de adaptações oferecidas pela história com o meio natural, a identidade desses lugares é resultado das adaptações neles ocorridas;
III. Tratar os componentes da natureza nas suas especificidades, mas sem perder de vista que muitos dos seus mecanismos são interativos. Por exemplo, é fundamental relacionar o clima e a vegetação, os solos e o relevo, ou ainda como clima, solos e relevo se inter-relacionam.
IV. Para explicar o papel do clima na construção do espaço geográfico, deve-se sempre lembrar que existem fenômenos que ocorrem em períodos de curta ou longa duração, como chuva, neve, geada, que se sucedem com as estações do ano

2 Respostas

Resposta de: ,
1) o hinduísmo (85%)

2) disputam a região da caxemira

3) jainismo

4) as aves, os macacos, o gado bovino e os elefanes

5)sistema de castas

6) gandhi

7) a índia está situado na ásia

8) nova deli

9) a moeda é rupia indiana, um real hoje em dia equivale a 0,05

10) o cartão postal é taj mahal

11) bollywood é a maior indústria cinematográfica da índia ; )
Resposta de: ,
Amulher cada vez mais vem tendo voz na sociedade, e ao passar do tempo isso só aumenta, portanto la na frente, os indicadores demográficos poderá indicar ao certo, ou aproximadamente a mudança disso ao passar do tempo
Resposta de: ,
Os governadores do país
Resposta de: ,
  possui 3.853.327 km², corresponde a quase metade do território brasileiro.é composta pelos estados: amazonas, acre, amapá, tocantins, roraima, rondônia e pará. 

clima – a maior parte do território da região norte possui clima equatorial, bastante úmido, composto por temperaturas elevadas durante a maior parte do ano, com médias de 24 °c a 26 °c. no norte do pará e o clima é tropical. prevalece o clima bastante úmido. 

vegetação – nessa região está localizada a maior floresta tropical do planeta, a amazônia. abriga a maior biodiversidade do mundo. a região norte possui também uma pequena faixa de mangue e alguns pontos de cerrado. 

relevo – é composto por planalto, depressão e planície. normalmente, o relevo da região norte apresenta baixas altitudes, predominando uma superfície bastante plana. os pontos mais elevados são: monte caburaí (1.456 metros de altitude); monte roraima (2.727 metros de altitude); pico da neblina (2.993 metros de altitude), sendo o ponto mais elevado do brasil. 

hidrografia – a região norte é privilegiada no que se refere à hidrografia, possui a maior bacia hidrográfica do mundo, a amazônica. a maioria dos rios são extensos e volumosos. outra bacia hidrográfica de grande importância é a tocantins-araguaia, que nasce na região centro-oeste, passa pelos territórios do tocantins e do pará, desaguando no oceano atlântico. essas bacias hidrográficas proporcionam atividades elementares para a população nortista, a produção de energia através da construção de hidrelétricas, por exemplo.