Geografia,
4 - Marque V para Verdadeiro ou F para Falso: (0,5 cada) V
a) ( ) A América do Sul compreende doze países e um departamento francês
ultramarino, a Guiana Francesa.
b) ( ) A urbanização na América do Sul tem se intensificado nos últimos anos. A
maior parte dos países apresenta taxas de urbanização superiores a 60%, com
exceção do Paraguai e da Guiana.
c) ( ) O resultado do processo de urbanização acelerada na América do Sul foi a
expansão das periferias, a favelização, a falta de empregos e a precariedade das
condições de vida de parte dos habitantes dos grandes centros urbanos.
d) ( ) O passado colonial foi responsável pela desigualdade econômica e social
dos países sul-americanos.
e) ( Atualmente, a economia sul-americana está centrada na exportação de
commodities.
f)( ) O governo brasileiro promoveu a construção da rodovia BR-277, entre o
Brasil e o Paraguai, com o objetivo de ligar o eixo econômico paraguaio ao
porto de Paranaguá.

2 Respostas

Resposta de: ,

Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. Trata-se de um problema social, pois tais moradias constituem-se a partir das contradições econômicas, históricas e sociais, o que resulta na formação de casas sem planejamento mínimo, oriundas de invasões e ocupações irregulares.

 A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.

A relação entre a industrialização e a formação de favelas situa-se, principalmente, a partir da constituição do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para a cidade. Esse fenômeno é decorrente dos processos de mecanização do meio rural e de concentração fundiária, ou seja, com a industrialização do campo, o homem foi substituído pela máquina e passou a residir e buscar emprego em áreas urbanas.  

Além disso, a industrialização das grandes cidades também está diretamente ligada a tal ocorrência. Isso porque as pessoas – e isso é muito evidente no Brasil – passaram a buscar moradia e melhores condições de vida nas principais cidades do país, aquelas com maior industrialização, contribuindo para a sua rápida urbanização e para a ocorrência da macrocefalia urbana.

Não por acaso, as maiores cidades do Brasil são aquelas que apresentam o maior número favelas, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Mas não se engane: a formação desse tipo de moradia não é resultante do excesso de população, e sim de sua concentração em função de diversos fatores, além de ser uma consequência direta das desigualdades econômicas e históricas que se materializaram no processo de produção do espaço geográfico.

Pega so o que vc precisar

se gostar marca como melhor resposta

Resposta de: ,

pao de queijo confia no pai

Resposta de: ,

resposta:

Explicação: b

Resposta de: ,

resposta:

V

F

F

V

V

Explicação:

Cara, se tiver errado, me desculpa, sou do 7°ano, ñ estudo isso.

Resposta de: ,

Tem a ver com marginalização

Explicação:

Antigamente, as famílias que não possuiam dinheiro para comprar um imóvel iam a localidades menos favorecidas. Com isso, havia a possibilidade de viver e possuir uma moradia. Inicialmente, foi um processo do governo. Porém, ao longo do tempo surgiram mais e mais pessoas.

Resposta de: ,
Periferia metropolitana
Resposta de: ,
Cabe ao deputado federal a criação, revisão e revogação das leis federais. são os deputados federais também os políticos que avaliam e votam as medidas provisórias assinados pela presidência da república. a sequência do processo legislativo para aprovação de leis é: projeto de resolução, projeto de decreto legislativo, medida provisória e proposta de emenda à constituição.
Resposta de: ,
De banana e de café☺
espero te ajudar