Menu
PRECISO DA RESPOSTA CORRETA!, Cite e explique três argumentos a favor do projeto rio são francisco. urgente! help me plese!

1 Resposta

Resposta
1
  • Ambicioso

Olá,

Inicialmente, é válido lembrar que o Rio São Francisco é um dos mais importantes do Brasil. Ele nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra; atravessa o Pernambuco e a Bahia; faz a divisa natural entre os estados de Alagoas e Sergipe e, então, deságua no Oceano Atlântico.

O projeto de transposição do Rio São Francisco tem como principal objetivo levar as águas desse rio para o interior do Nordeste, de modo a amenizar os impactos da seca para quase 400 cidades nordestinas.

Entre várias posições favoráveis e contrárias, podemos enfatizar os três seguintes argumentos a favor do projeto. São eles:

- A obra irá beneficiar muitas famílias. Aproximadamente 12 milhões de habitantes, entre os 390 municípios da região agreste dos estados de Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba serão beneficiadas com a chegada de água em seus territórios. Além disso, estima-se que aproximadamente 400 mil pessoas deixem de abandonar as zonas rurais, o que promove, juntamente com o benefício pessoal, o desenvolvimento destas regiões.

- O impacto será pequeno. A região Nordeste conta com uma disponibilidade de água de apenas 3%, sendo que dessa porcentagem, 70% se encontra no Rio São Francisco. Torna-se sensato realizar uma divisão justa dessa quantidade. Além disso, apenas 1,4% da vazão do rio será desviada para os futuros locais e as áreas a serem desmatadas corresponderão a apenas 0,002% de toda a área a ser beneficiada.

- Além da transposição, o rio também será revitalizado. Desse modo, com uma estrutura que suporte melhores navegações, será mais fácil a realização de exportações de grão e mercadorias. Fazendo com a região Nordeste, como um todo, seja mais inclusa na participação e movimentação econômica, além de promover um alto desenvolvimento para o local.

Bons estudos!

­