Geografia,
Observe a foto abaixo. Em seguida, com base na situação mostrada na imagem, Escreva um texto que Explique a influência dos rios na organização social e nas atividades cotidianas das populações amazônicas.


Observe a foto abaixo. Em seguida, com base na situação mostrada na imagem, Escreva um texto que Ex

2 Respostas

Resposta de: ,

explicação:

o rio nilo corresponde a um importante rio africano que deságua no mar mediterrâneo, sua bacia hidrográfica abriga vários países do continente africano como uganda, tanzânia, ruanda, quênia, república democrática do congo, burundi, sudão, etiópia e egito.

o rio nilo é formado a partir da confluência de basicamente três rios: nilo branco, nilo azul e rio atbara.

a palavra nilo é oriunda do latim nilus que deriva do grego neilos, os egípcios chamavam o rio nilo de aur ou ar, que significa “negro”. no decorrer da história, o rio nilo sempre desempenhou um papel fundamental para diversas nações, especialmente para a civilização egípcia.

diante da gigantesca importância desse recurso hídrico para o território do egito, o historiador grego heródoto, no século v a.c, declarava “o egito é a dádiva do nilo”.

o nilo é tão importante para o egito que grande parte da população, cerca de 90%, encontra-se estabelecida em suas margens.

a capital do egito, cairo, está situada às margens do nilo, essa cidade abriga aproximadamente 9,5 milhões de pessoas.

a origem da civilização egípcia teve início há aproximadamente 5 mil anos, para o desenvolvimento da agricultura, em uma área de deserto, o egito sempre foi dependente do ciclo do rio, com cheias e vazantes.

nos períodos de cheias as águas do rio levavam consigo uma grande quantidade de sedimentos que eram distribuídos ao longo de suas margens, assim, quando chegava a época das vazantes, as águas abaixavam e deixavam no solo uma enorme quantidade de nutrientes importantes para sua fertilidade, como o húmus. a partir desse processo natural essa sociedade pôde desenvolver o cultivo de cereais que compunham a alimentação.

apesar da fundamental importância do ciclo do rio para a fertilização dos solos situados nas margens, em 1971 foi construída a represa de assua. a partir desse empreendimento o rio alterou o seu regime, o que resultou na perda dos períodos de cheias e vazantes, impedindo o processo natural de fertilização do solo, levando os produtores a fazer uso cada vez maior de insumos agrícolas no cultivo.

Resposta de: ,

resposta:

são produzidos desde produtos tradicionais,como mandioca, milho, arroz,até de exportação, como a soja,que tem sido uma cultura bastante difundida na região e ao mesmo tempo a que mais provoca desmatamento da floresta amazônica, sem contar que áreas cobertas por soja tendem a provocar a diminuição dos índices pluviométricos em cerca de 15%.

Resposta de: ,
Alternativa (c) espero que tenha ajudado
Resposta de: ,
Porque para as estradas serem feitas é preciso desmatar, simples