Menu

Os conflitos socioambientais advêm das relações não harmoniosas entre a sociedade e o meio ambiente.

Os conflitos socioambientais advêm das relações não harmoniosas entre a sociedade e o meio ambiente. As políticas ambientais e a legislação ambiental representam os interesses da proteção ao meio ambiente. A natureza não está isolada dos humanos, as populações convivem cotidianamente com o meio ambiente seja em espaço urbano ou no rural. Nos contextos rurais os conflitos são intensificados, as políticas ambientais dão grande ênfase à proteção ambiental, limitando o acesso da população local a natureza e modificando seu modo de vida tradicional. Nesses impasses não surgem às conciliações e a população sofre os impactos das políticas ambientais. Recentemente cinco indígenas Guarani foram presos pela Polícia Ambiental do Paraná nas imediações do Parque Nacional do Iguaçu, região Oeste do Paraná, acusados da suposta prática de danificar vegetação nativa em um refúgio biológico de preservação ambiental. Segundo informações, eles cortaram um bambu nativo, conhecido popularmente como “taquara”, comum no uso da confecção de artesanatos e construção de moradias e aldeias. O crime cometido, segundo a Polícia Ambiental, está previsto no Artigo 38, da Lei 9.605 do Meio Ambiente: “destruir ou danificar vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração”. Após os depoimentos, foi estabelecida uma fiança de mil reais para cada indígena detido para obtenção da liberdade provisória. Para um representante do Centro de Direitos Humanos e Memória Popular (CDHMP) que acompanhou o caso, a fiança é um “grito de injustiça” contra os indígenas. “É de fácil percepção que esses mil reais são impagáveis. Essas pessoas não têm menor condição de pagar esse valor. Um dos réus estava descalço quando foi preso”, afirmou. Esse conflito socioambiental demonstra os impasses vivenciados no Brasil entre políticas ambientais e populações locais. Para a população local é negado o acesso aos recursos naturais que representam a manutenção do seu modo de vida e a sobrevivência do grupo.Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2018 (Adaptado).

Considerando o exposto acima e os conflitos entre políticas ambientais e população, a seguir, analise as afirmações:

I. A natureza está isolada dos humanos, as políticas ambientais são aplicadas sem prejudicar as populações.
II. O conflito entre políticas ambientais e população torna-se evidente quando encontramos relatos sobre prisões da população nativa devido ao uso de um recurso natural utilizado há séculos no preparo de utensílios.
III. As populações tradicionais que residem em territórios constantemente protegidos por políticas ambientais são as mais afetadas, pois a elas é negado o acesso aos recursos naturais, fundamentais para a manutenção da vida e das suas práticas culturais.
IV. O cenário de conflitos entre políticas ambientais e população são casos isolados. Temos claro no Brasil que as políticas priorizam cuidar das populações tradicionais e indígenas, para que elas não sejam prejudicas e consigam sobreviver dentro dos territórios tradicionais, tendo amplo acesso aos recursos naturais.

É correto o que se afirma em:

1 Resposta
0

b

Explicação:

I - F

II - V

III - V

IV - F