Geografia,
Porque o processo de colonização na amazônia se deu de forma tardia?

2 Respostas

Resposta de: ,

A colonização do Brasil contou com três grandes ciclos econômicos, o do pau-brasil, o do açúcar e o do ouro. A mão de obra majoritária foi a dos escravizados indígenas e africanos, sendo que os primeiros eram obtidos por bandeirantes e os segundos eram trazidos pelo tráfico negreiro.

Resposta de: ,

A ocupação da Amazônia ocorreu primeiramente com os índios, que se interagiam de forma harmônica com a natureza. No entanto, a ocupação da área com intuitos gananciosos foi se intensificando, que desencadeou e desencadeia uma série de problemas ambientais, prejudicando a biodiversidade da Amazônia.

Resposta de: ,

colonização: Ciclo do carvão, ciclo do café e o ciclo da borracha.

Resposta de: ,

colonização: ciclo do carvão, ciclo do café e o ciclo da borracha.

povoamento: Agropecuária.

Resposta de: ,

Explicação:

Nos séculos XVI e XVII, a ocupação da Amazônia dava-se através de atividades tradicionais como caça, coleta e pesca, limitando-se a áreas de acesso mais fácil ao longo do leito do Rio Amazonas. Nesse tempo, a extração das chamadas “drogas do sertão” (especiarias) era a atividade mais importante. Essa característica só foi suplantada no século XIX com o desenvolvimento da exploração do látex das seringueiras para a produção da borracha.

Resposta de: ,

Foram muitos os motivos que, historicamente, levaram brasileiros de todas as regiões à Amazônia. Há sinais desse movimento desde a época do descobrimento, mas foi no governo de Getúlio Vargas (1930-1945) que a colonização da floresta passou a ser vista como estratégica para os interesses nacionais.

Resposta de: ,

olha vou tentar de acordo meu livro

Explicação:

funda,curta e perfuradora acho que é isso mesmo

Resposta de: ,

resposta: Letra (E) é a resposta incorreta

Explicação:

As missões e os fortes desempenharam papéis importantes no Vale do Amazonas quanto à expansão territorial e a conseqüente colonização. Contribuíram para fixar marcos da penetração portuguesa naquele território disputado por outros povos. Fonte: Multirio - As Missões Religiosas e a Ocupação do Vale Amazônico.

Resposta de: ,

resposta:

Explicação:

Jesuítas Edo movimento cabano

Resposta de: ,

RESUMO

O consenso de que a escravidão é negra e de que ela define a formação nacional não se restringe à historiografia brasileira e brasilianista. Tanto no Brasil como em outras tradições historiográficas, tratou-se de um paradigma construído ao longo de décadas e que associa escravidão ao tráfico de africanos, forjando um conceito incapaz de explicar contextos em que predominaram outras formas coloniais de exploração do trabalho. O objetivo deste artigo é mapear esse percurso teórico no Brasil e, a partir de investigação empírica focada na região amazônica, propor uma abordagem mais ampla da noção de escravidão.

Resposta de: ,

desculpe essa pergunta tem alguma imagem?

Resposta de: ,
Nadir.

espero ter ajudado. ; ]