Geografia,
Qual a causa da crise do açúcar nordestino.?

2 Respostas

Resposta de: ,
Se voce está se referindo ao tempo do descobrimento e colonização do Brasil, a causa da crise do açúcar nordestino se deu pelo seguinte:
Com a União Ibérica (1580 a 1640), que estabeleceu o domínio da Espanha sobre Portugal e suas colônias, os espanhóis tiraram os holandeses da lucrativa atividade açucareira brasileira, expulsando-os do Nordeste brasileiro. Após este fato os holandeses passaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas.
Resposta de: ,

A União Ibérica (1580 a 1640), que estabeleceu o domínio da Espanha sobre Portugal e suas colônias. Este fato fez com que os espanhóis tirassem os holandeses da lucrativa atividade açucareira brasileira, expulsando-os do Nordeste brasileiro. Após este fato os holandeses passaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas.

- Os holandeses conheciam o processo de fabricação de açúcar e tinham o controle sobre a distribuição e comercialização deste produto. Logo, conseguiram conquistar os grandes mercados consumidores rapidamente, deixando o açúcar produzido no Brasil em segundo plano no mercado internacional. A concorrência holandesa foi, portanto, uma das principais causas da crise do açúcar brasileiro no período colonial, pois eles conseguiram produzir açúcar mais barato e de melhor qualidade do que o brasileiro.

Resposta de: ,
Agrande facilidade de locomoção do perto para a capital de são paulo 
Resposta de: ,
Por causa da quantidade de pessoas em cada pais e da força do terremoto (se der vote como melhor resposta pra ajudar a passar de nivel)