27. Vinte anos depois do apagão elétrico ocorrido em 2001, o ano de 2021 è marcado pela possibilidade do retorno do racionamento. O preço da energia elétrica ficou mais caro a partir de julho de 2021 com o reajuste na bandeira tarifária vermelha, patamar 2 - cobrança adicional aplicada às contas de luz, realizada quando aumenta o custo de produção de energia. A cobrança extra passou de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos o que corresponde a uma alta de 52%. A variação do preço da energia elétrica no Brasil, durante o ano de 2021, é resultado

(A) do encerramento do horário de verão, que possibilitava uma redução de mais de 10% por ano do consumo de energia elétrica durante a sua vigência.

(B) da transposição do rio São Francisco, que retirou água dos reservatórios de importantes hidrelétricas brasileiras, levando água às áreas áridas da região Nordeste do Brasil.

(C) da falta de chuvas no Brasil, que mesmo tendo o sistema elétrico interligado, vive uma crise hidrica que tem deixado o nivel dos reservatórios muito baixos, provocando a redução da geração de energia elétrica por meio das hidrelétricas, principal fonte geradora de energia no Pais.

(D) da inexistência da geração de energia nuclear ar

(E) da pandemia de Covid-19, que levou as pessoas a lavarem mais as mãos, mantendo a higiene adequada e, com isso, baixando o nivel dos rios e reservatórios utilizados em hidrelétricas