História,
4 - Como o a Revolução Liberal do Porto está relacionada com o processo de Independência?​ME AJUDEMM

2 Respostas

Resposta de: ,

2)Verá que o primeiro reinado passou por uma crise econômica, com queda na exportação de açúcar, algodão e tabaco. Além de queda na arrecadação, aumento da dívida externa e da inflação. Entenderá que influência teve a Guerra da Cisplatina, a questão sucessória de Portugal e o autoritarismo do imperador.

3) Vários fatores contribuíram para que o governo de Dom Pedro I entrasse em crise. O primeiro deles foi o conflito que surgiu entre operadora e as políticas brasileiras desde a imposição da Constituição de 1824. De fato essa constituição deixou boa parte da população insatisfeita.

4)Em 1820, Portugal se encontrava em uma situação bastante complicada. Do ponto de vista político, o país estava sob a supervisão de autoridades inglesas que lutaram contra as invasões promovidas pelos exércitos de Napoleão Bonaparte. Além disso, o rei da nação se encontrava no Rio de Janeiro, o que gerou uma expressa insatisfação para com o regime monárquico. Paralelamente, a economia se encontrava prejudicada com a abertura dos portos brasileiros e os conflitos que tomaram conta do país.

1). Tem mais depois da publicidade ;) Visando oferecer uma aparência liberal, a Constituição de 1824 empreendeu a divisão de poderes políticos entre Legislativo, Executivo e Judiciário. ... Exercido unicamente pela figura do imperador, esse poder tinha a capacidade de desfazer e anular as decisões tomadas pelos outros poderes.

Resposta de: ,

O conhecimento de tal intenção fez com que as elites brasileiras se articulassem em favor da manutenção das vantagens econômicas conquistadas durante o governo de D. João VI. Dessa forma, construíam uma aliança política que abria caminho à oferta do trono brasileiro para Dom Pedro I. Em resposta, as Cortes passaram a fazer uma contundente pressão política exigindo que o príncipe regente voltasse imediatamente a Portugal.

Essa tensão entre o projeto de recolonização das Cortes e os interesses econômicos das elites brasileiras teve importantes implicações históricas. Antes que Dom Pedro I voltasse a Portugal ou que uma revolta popular eclodisse no Brasil, os membros da nossa elite incitaram o regente a proclamar a independência. Dessa forma, o Estado português perdia seu mais rico território de exploração colonial e o Brasil conquistava sua autonomia política.

Resposta de: ,

Volta da Corte portuguesa para o Brasil, elaboração e promulgação da primeira Constituição portuguesa, fim do Estado Absolutista em Portugal, articulação da elite brasileira em torno de Dom Pedro, que faria a Independência do Brasil.

Espero ter ajudado

Resposta de: ,

João VI teve de lidar com insatisfações em Portugal que se manifestaram em Revolução Liberal do Porto de 1820. Esse foi o ponto de partida do processo de Independência do Brasil. ... O rei português, pressionado pelos acontecimentos em seu país, resolveu retornar para Portugal em 26 de abril de 1821.

Resposta de: ,

resposta:oiee

Explicação:

Resposta de: ,

resposta:

a alternativa correta é letra (b)

espero ter ajudado!

Resposta de: ,
Olá..
pré-colonial o   período entre 1500 a 1530 , é o período que vai do descobrimento do brasil pelos portugueses  até o início do povoamento e colonização efetiva do território   com a expedição de martin.esse período foi marcado pelos primeiros contatos com os indígenas, principalmente franceses, que competiam pela exploração do pau-brasil e pelo domínio sobre as terras.
espero ter ajudado!