Menu
alguem sabe a resposta dessa pergunta?, “contrariamente às primeiras predições teóricas, novas pesquisas começaram a mostrar a predominância de governos de coalizão majoritária funcionando em
moldes similares a governos parlamentares multipartidários. o fenômeno demandava novas explicações. o estudo do presidencialismo de coalizão evidenciou a fragilidade das teorias que prenunciavam um futuro político e institucional instável nos países latino-americanos. essa modalidade de presidencialismo passou a ser alvo de destacada - e justificada - atenção dos estudiosos. entretanto, ainda que a tendência de formação de coalizões majoritárias de governo no presidencialismo latino-americano seja de fato inegável, os governos minoritários têm considerável incidência na região e seu estudo não tem merecido a mesma atenção da literatura.”
argelina cheibub figueiredo; júlio canello; marcelo vieira, "governos minoritários no presidencialismo latino-americano: determinantes institucionais e políticos", in: dados v. 55 n. 4 rio de janeiro oct./dec. 2012 disponível em: .
em relação ao presidencialismo, podemos afirmar que:
• é o sistema de governo em que o legislativo e o executivo permeiam-se, pois o representante do parlamento será necessariamente o chefe de governo.
• é o sistema de governo que estabelece plenos poderes ao presidente da república, inclusive para dissolver o legislativo, quando este não apresentar sustentação política diante da sociedade.
• é o sistema de governo utilizado pelas democracias modernas, tendo suas raízes estabelecidas nas ideias revolucionárias do constitucionalismo norte-americano do século xviii.
• é originário das relações entre o legislativo e o executivo, com a proposta de limitar os poderes do chefe de governo pelo parlamento.
• é fundamentado nos governos monárquicos e estabeleceu uma separação rígida entre o legislativo e o executivo, uma vez que não há possibilidade de se relacionarem de forma harmoniosa.

1 Resposta

Resposta
1
  • Ambicioso

Alternativa 3; o presidencialismo é o sistema de governo utilizado pelas democracias modernas, sendo que as suas raízes foram estabelecidas nas ideias revolucionárias do constitucionalismo norte-americana do século XVIII.

Vale apontar que existe também o parlamentarismo que combina a figura de um primeiro Ministro juntamento com a figura do Presidente, onde ambos estão no topo do poder Executivo, porém exercem funções diferentes.

Abraços!

­