Menu

Explique os argumentos utilizados pelos estudiosos contemporaneos que criticam as ideias iluministas. como

Explique os argumentos utilizados pelos estudiosos contemporaneos que criticam as ideias iluministas. como eles entendem o progresso e os avanços da modernidade?

1 Resposta
0

Olá,

Existem dois grandes grupos modernos que criticam o iluminismo: os obscurantistas e os críticos do cientificismo.

Os obscurantistas criticam o iluminismo por ter afastado a humanidade da concepção teológica de mundo e de uma forma política robusta, de modo que, para eles, a sociedade moderna seria degenerada e seria necessário voltar à supervalorização da religião, e os progressos e avanços da humanidade, na verdade, seriam uma caminhada para o abismo.

Os críticos do cientificismo, por sua vez, criticam o iluminismo por ter fundamentado a falsa concepção de que a ciência é capaz de resolver todos os problemas humanos, presentes ou futuros.

Para eles, esta concepção teria levado, por exemplo, à concepção de que a ciência poderá resolver os problemas ecológicos quando eles surgirem, de modo que não seria necessária nenhuma grande preocupação ecológica.

Há entre os críticos do iluminismo também aqueles de caráter marxista, que criticam o iluminismo por fundamentar a república burguesa e o capitalismo, transformando o progresso humano em um mundo onde os pobres são oprimidos sistematicamente.