Menu

Leia o seguinte trecho: “A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados,

Leia o seguinte trecho: “A guerra exterminou quase uma geração de paraguaios, arrasou povoados, fortificações e hipotecou o futuro da arruinada nação”, escreveu o argentino Alejandro Maciel em "O Livro da Guerra Grande". Assinale a alternativa incorreta: * a) O Brasil se fortaleceu economicamente, pagando toda sua dívida externa e se tornando independente de outras nações. b) A dívida externa brasileira aumentou, pois, a economia foi afetada pelos gastos com a guerra. c) Após a guerra o exército passou a ter um novo papel político, pois muitos militares se manifestaram contra à escravidão, já que o exército era formado por muitos escravos. d) O Brasil garantiu o tráfego fluvial para o Mato Grosso com as áreas pertencentes ao Paraguai que foram anexadas ao Brasil.

1 Resposta
0

resposta:A alternativa incorreta é a d) Em 1864, o ditador paraguaio Francisco Solano López apoiou a intervenção brasileira  no Uruguai.

A Guerra do Paraguai teve como causa os interesses entre nações que se colocavam na Bacia Platina que também envolviam rumos políticas na cidade de Uruguai.  

Paraguai, sob o comando do ditador Solano Lopez, na época vivia um período de prosperidade e modernização. O país sofreu dificuldades financeiras por várias décadas.

Houve uma intervenção brasileira em o Uruguai considerado como de sucesso desde que colocou coladores do poder. As causas da Guerra do Paraguai também se relacionam com o processo de formação dos países.  

Leia mais sobre o assunto em