História,
Na campanha motivada pelo partido de Jango, o PTB, é apoiado por sindicatos e movimentos populares, o PLEBISCITO que definiria a permanência ou revogação do parlamentarismo no Brasil, ocorreu em 6 de janeiro de 1963. A decisão dos eleitores foi: a) O retorno ao Presidencialismo

b) Manter o Parlamentarismo Republicano

c) Manter o Parlamento Monárquico

d) O retorno a Monarquia

2 Respostas

Resposta de: ,

resposta:

a revolução de 1930 iniciou-se após a aliança liberal, adversária da oligarquia paulista, iniciar uma revolta armada que causou a deposição de washington luís da presidência.

a revolução de 1930 foi uma revolta armada organizada pelas oligarquias de minas gerais, rio grande do sul e paraíba contra o governo vigente. essa revolta armada ocorreu por insatisfações das três oligarquias citadas com o domínio excessivo dos paulistas sobre a política. os levantes armados que aconteceram causaram o fim da primeira república e o início da era vargas.

antecedentes

a revolução de 1930 foi consequência da decadência do arranjo político que caracterizou o período da primeira república. a crise política da primeira república estava diretamente relacionada com a corrida eleitoral de 1930, na qual a quebra do acordo político vigente fez com que um grupo que representava as oligarquias de três estados se revoltasse contra o presidente.

nesse período, o presidente empossado era washington luís, e ele era representante dos interesses da oligarquia de são paulo a nível nacional. segundo o acordo político em voga, a sucessão presidencial deveria ser realizada com washington luís escolhendo e nomeando um candidato que fosse apoiado pela oligarquia de minas gerais.

a sucessão presidencial a partir das eleições era apenas o “cumprimento de uma formalidade”, uma vez que o candidato escolhido pelo presidente tinha certeza de que venceria o resultado das eleições. essa garantia acontecia porque os grupos políticos da época fraudavam as eleições de forma a ratificar a vitória do candidato escolhido pelo presidente.

assim, com a aproximação do processo eleitoral, a oligarquia mineira estava à espera de que o presidente escolhesse um candidato deles. naquele período, o candidato mineiro que possuía maiores chances de ser nomeado era o presidente do estado de minas gerais, antônio carlos ribeiro de andrada.

a crise política iniciou-se quando o presidente, em uma cerimônia política organizada em 1928, informou que seu candidato seria júlio prestes, presidente do estado de são paulo. a escolha de um político paulista, e não mineiro, significava uma quebra no acordo político vigente. a partir desse momento, antônio carlos ribeiro de andrada passou a conspirar contra o governo de washington luís.

eleições de 1930

a articulação política realizada por antônio carlos e pela oligarquia mineira mobilizou as oligarquias do rio grande do sul e da paraíba contra júlio prestes, o candidato indicado por washington luís. as oligarquias dissidentes uniram-se e lançaram uma chapa eleitoral que ficou conhecida como aliança liberal. essa chapa lançou getúlio vargas como candidato a presidente e joão pessoa como candidato a vice-presidente.


Qual foi o pretexto para o início de um movimento conhecido como revolução
Resposta de: ,
Politerosmo antronomico que os reis usavam em seus castelos
Resposta de: ,
Dificuldades:   obesidade, diabetes e pressão alta  são   cada vez mais  comuns entre indígenas
 
principais doenças:   malária 
impaludismo 
desnutrição 
febre amarela 
verminose 
alcoolismo 

espero ter ajudado
Resposta de: ,

resposta:

chegaram ao brasil roubando tudo e eu chego aqui pedindo aqueles pontos para upar a minha conta.

explicação:

sua pergunta deve estar incompleta, mas mesmo assim a minha resposta merece um " muito obrigado " , não acha?