Pedagogia,
A educação brasileira viveu uma busca da identidade nacional como os movimentos das décadas de 1920 a 1950. A afirmação de um nacionalismo passava pelos temas que deveriam ser abordados na escola. Em especial, a preocupação com conteúdos que exaltavam os valores patrióticos e a realidade regional do país. Sobre o movimento denominado Escola Nova, forte neste período citado, julgue as afirmativas abaixo.

I. A Escola Nova buscava resgatar a realidade brasileira como uma referência dentro da formação escolar. Centrada no aluno e nas diferenças existentes dentro do ambiente em que a educação estava inserida.

II. O aluno deveria assumir o papel de protagonista da sua formação e desenvolver a sua consciência como agente de transformação. Impulsionar as mudanças da sociedade em que vivia.

III. Valorizava a educação formal e regra impositiva. Estimulava o castigo físico como maneira de domesticar os comportamentos nocivos ao ambiente educacional.

IV. Defendida pelo governo de D. Pedro II, a Escola Nova sofreu forte oposição de Anísio Teixeira, educador e reitor da UnB (Universidade de Brasília). Teixeira considerava o modelo educacional uma “anarquia de idéias”.

É correto o que se afirma em:

2 Respostas

Resposta de: ,
Faltou as informações, verifique
Resposta de: ,
Aalternativa incorreta é a letra d) confirmado.
Resposta de: ,

as afirmativas i e ii estão corretas : )

Resposta de: ,
Resposta: período pré-operatório