Pedagogia,
A Igreja desponta como a grande herdeira do patrimônio cultural da antiguidade clássica. Ela é detentora da escrita e do conhecimento, e, nos mosteiros, encontram-se abrigadas as grandes bibliotecas. Dessa forma, a Igreja Católica se torna a detentora da força espiritual e política do período. Uma das principais questões discutidas nesse tempo é: Resposta Correta: A
A relação entre teologia e filosofia, ou seja, entre fé e razão

2 Respostas

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Resposta: iv -    antecipar a ação do professor, organizando o tempo e material de forma adequada.
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Politica educacional: pelo fato de a política educacional ser estabelecida por meio do poder de definição do processo pedagógico, em função de um grupo, de uma comunidade ou de setores dessa comunidade, ela tanto pode ser resultado de um amplo processo participativo, em que todos os membros envolvidos com a tarefa pedagógica (professores (as), alunos (as) e seus pais) debatem e opinem sobre como ela é, como deverá ser e a que fim deverá atender, como também pode ser imposição de um pequeno grupo que exerce o poder sobre a grande maioria coletiva. educaçao escolar: educação escolar  é o processo de educação realizado em um sistema  escolar  de ensino, podendo ser desenvolvido eminstitutos  e demais  instituições  legitimadas para exercê-la. o surgimento da educação escolar relaciona-se ao surgimento dasescolas  e das  políticas educacionais  exercidas pelos estados e pelo governo.

o conceito de educação escolar surge para distingui-la do processo de  educação, uma vez que este não ocorre, necessariamente, institucionalizado. a distinção entre os termos surge da percepção de que a escola é espaço de transmissão de uma  cultura  específica, chamada de  cultura escolar  - possuindo uma  arquitetura,  mobiliário,  tempos, ritmos e  práticaspeculiares. espero q tenho te ajudado

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Para começarmos a falar sobre as contribuições deste para a educação, temos primeiramente que entender um pouco sobre suas ideias. a questão cultural por exemplo, foi algo muito observada por este homem, pois ele a via como uma "modeladora" de ideias, ou seja, algo que direciona o pensar de um grupo. além desta visão sobre a cultura, vygotsky ainda seguia uma linha marxista, ou seja, materialista. percebemos essa visão marxista claramente em suas obras, pois observamos sua visão de como as idéias   derivam das condições materiais. e por fim, ele também acreditava nas relações sociais como o motor da história.
        agora, depois de saber um pouquinho sobre sua linha teórica, podemos começar a pensar em citar algumas contribuições que vigotsky deixou para nossa educação. ele acreditava que o desenvolvimento e a aprendizagem eram coisas que andavam juntas, uma ocorria através da outra e vice versa, sendo assim, ele acreditava numa aprendizagem   sem contextos pré-definidos, isso significa que, ela pode ser adquirida na escola, extra escolar, pela vivência, etc, assim sendo, todas estas experiências de aprendizagem vão se interligando.

    esse pensamento de aprendizagens interligadas, influenciou a base da ideia de interdisciplinalidade, da importância de se valorizar os tipos de conhecimento e ainda demonstrou a importância de se articular a educação escolar com a extra escolar, fato esse analisado e usado na nossa ldbn.

    ele também nos acresceu com a ideia do educador ser um mediador e não um programador. isso consiste em dizer que o educador nada mais é do que um intermediário entre o conhecimento e o aluno, ele é uma ferramenta que deverá auxiliar o aluno a entender e apreender o conhecimento, promovendo situações que incentivem isso. ainda falando dessa questão da mediação, vygotsky dizia que a linguagem é um signo mediador por excelência, e ainda dizia que ela é um veículo de transmissão dos nossos pensamentos, ou seja, a linguagem é uma forma de expressarmos nossas ideias. neste contesto, essa ideia foi crucial para nós educadores, pelo menos no sentido de avaliarmos melhor nossas posturas de linguagens e adapta-las aos contextos exigidos (a "clientela").

    uma outra contribuição de vygotsky para nós, foi sua teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal, onde esta é a distância entre o conhecimento adquirido autonomamente e o conhecimento adquirido com a ajuda de outros elementos de seu grupo social, onde a escola neste caso seria a intermediadora desses conhecimentos. neste caso, essa teoria nos leva a pensar que é importantíssimo conciliar os conceitos do cotidiano com o cientifico, mais uma vez a questão do desenvolvimento atrelado a aprendizagem.        muitas outras contribuições existem deste grande teórico, mas essas citadas, colaboraram relevantemente para a evolução do pensamento do educador. e ainda, podemos sem medo nenhum de dizer que elas foram de grande valia na elaboração de nossa ldbn (lei de diretrizes e bases nacional).
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Resposta correta ; letra a) antiguidade