A partir dos movimentos de redemocratização da sociedade brasileira na década de 1980, inicia-se um movimento de repensar e democratizar a educação. Entre os pontos de reflexão estava o papel do supervisor educacional, que passa a refletir sobre: o que fazer, por que fazer, para que fazer, admitindo a dimensão política de sua função. Nesta reflexão há uma crítica ao aspecto funcionalista do supervisor, voltado para as questões técnicas e burocráticas. Assinale a alternativa que exemplifica a atitude do supervisor educacional na perspectiva combatida por essas reflexões:

Escolha uma:
a. No seu fazer diário o supervisor educacional precisa utilizar a racionalidade técnica e separar as instâncias de decisão e execução que são os princípios que fundamentam sua prática.
b. Nos desafios diários o supervisor deve fazer uso da técnica específica de sua profissão, mas de maneira contextualizada e não no sentido dado pelo tecnicismo, inserindo-se nos fundamentos e processos pedagógicos.
c. Em seu dia a dia o supervisor deve pensar a respeito do seu fazer, por meio de uma reflexão que relacione sua prática com a teoria para que novos conhecimentos sejam construídos de acordo com a necessidade da realidade.
d. Para realizar suas intervenções nas escolas que acompanha, o supervisor educacional deve considerar o contexto sociocultural no qual elas estão inseridas.
e. O diálogo e a parceria dos supervisores com os gestores e educadores das unidades escolares são o alicerce para que o supervisor garanta sucesso diante dos desafios escolares.