O professor precisa ter clareza de que trabalhar com a musicalização de crianças vai além de utilizar algumas músicas para alegrar o ambiente, prepará-las para o lanche/higiene ou apresentar numa comemoração da escola. A musicalização depende do professor criar, conduzir e aproveitar os momentos lúdicos. Mársico (1982) aponta aspectos a serem observados pelo professor para a eficiência da musicalização. Sobre esses aspectos, analise as sentenças a seguir:I- As canções são importantes no processo de musicalização porque reúnem ritmo, melodia, forma, harmonia, tempo, dinâmica e, principalmente, ação, pois as crianças, ao ouvirem as canções, logo se põem a balançar e inventar gestos.

II- O professor deve proporcionar a identificação de sons: de onde vêm, quais suas direções.

III- O professor deve promover o desenvolvimento do senso rítmico musical e a audição compreendemos níveis sensorial e rítmico-melódico.

IV- As atividades de musicalização devem ser diárias, com duração de 45 minutos.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: MÁRSICO, L. O. A criança e a música: um estudo de como se processa o desenvolvimento musical da criança. Porto Alegre; Rio de Janeiro: Globo, 1982.

A) As sentenças III e IV estão corretas.

B) As sentenças I, II e IV estão corretas.

C) As sentenças I, II e III estão corretas.

D) As sentenças I, III e IV estão corretas.